Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Fugir das dívidas e vencer nos negócios exige qualificação

redacao 22/02/2013
redacao 22/02/2013

Empreender exige conhecimento em temas como plano de negócios, atendimento e fluxo de caixa

Tornar-se dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Também pode ser uma boa alternativa para fugir das dívidas e começar uma nova etapa profissional. Nesse cenário, a capacitação é uma das principais ferramentas para tornar o negócio bem-sucedido. Empreender exige preparos como controlar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores e parceiros e analisar o mercado. E para evitar que seu negócio dê errado antes de prosperar, a capacitação é essencial.

De acordo com a analista de Capacitação Empresarial do Sebrae no Espírito Santo, Marceliy Frassi Bridi, a capacitação reduz a probabilidade da empresa não dar certo. “A experiência não é pré-requisito para a abertura de empreendimentos de sucesso. A capacitação compensa a falta de experiência e reduz o risco na gestão de negócios”, afirma. É o caso de Ricardo Moreira, um empreendedor que vivia endividado, mas descobriu que cometia erros, fez capacitações e deu a volta por cima.

Especializado em frango frito, o restaurante Franguim foi aberto com capital do próprio empreendedor e sem planejamento. O investimento inicial aplicado em reforma, compra de equipamentos e estoques foi bem maior do que o esperado. Diante dessa situação, o empresário fez empréstimos com pessoas físicas e fornecedores. O erro fez com que o empreendedor tivesse dificuldade em pagar as dívidas contraídas.

Após consultoria do Sebrae no Espírito Santo em gestão financeira – planejamento e controle financeiro -, o empreendimento recuperou a liquidez. A reviravolta no negócio se deu por meio da capacitação empresarial, sem que a empresa precisasse apelar para empréstimos. “Estou com 90% dos problemas resolvidos. Em mais três meses, vou conseguir equilibrar as contas da empresa e ter resultados positivos", explica Ricardo.

As capacitações do Sebrae trazem dicas sobre a preparação para a rotina empresarial, focando em temas como plano de negócios, compras, vendas, atendimento, fluxo de caixa, legislação vigente, nota fiscal, entre outros. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou dirigir-se a uma unidade do Sebrae mais próxima.
 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.