Games orientam sobre franquias através de celular e tablet

Empreendedores interessados em franchising podem se capacitar onde estiverem pela palma da mão. O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), desenvolveu um aplicativo do projeto Franquias Brasil que pode ser baixado nos sistemas iOS e Android. Assim, os seis games criados para orientar os donos de pequenos negócios no segmento de franquias podem ser jogados em aparelhos celulares e tablets.

Para baixar o aplicativo, basta digitar Franquias Brasil na Play Store ou na Apple Store. O app traz seis jogos com os temas Custos e Precificação, Gestão de Pessoas, Atendimento aos Clientes, Merchandising e Publicidade, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho, para ajudar os empreendedores a montar o orçamento e o fluxo de caixa da loja e mantê-la funcionando bem, atraente, com custos equilibrados, clientes bem atendidos e equipe motivada.

Cada game tem dez fases que duram de dois a dez minutos cada e são uma forma lúdica de demonstrar aos empresários conceitos fundamentais para a correta gestão do negócio. Os jogos também podem ser jogados pela internet, na página de franquias do Portal Sebrae.

Desde que foram lançados, em junho de 2015, mais de sete mil potenciais franqueadores e franqueados e empresários que trabalham no setor já jogaram os games em mais de 42 mil partidas realizadas nas dez fases de cada jogo. A maioria dos jogadores (63%) é homem, 38% têm idade entre 30 e 40 anos, 42% deles jogaram porque querem se tornar franqueados e 26% para adquirir mais conhecimento.

O desenvolvimento dos games é uma das ações previstas no projeto Franquias Brasil, fruto de convênio firmado entre o Sebrae e a ABF em dezembro de 2014. Um dos objetivos do projeto é incentivar o processo de interiorização de franquias e capacitar empreendedores fora das capitais. Até o fim do ano, serão realizadas 337 turmas do curso Entendendo Franchising em 170 cidades de 25 estados brasileiros.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn