Conheça os 8 melhores cursos nacionais e internacionais na área de RH

Indicados pelo sócio fundador da Kenoby, Marcel Lotufo, que atuou por anos como headhunter, os programas trazem o que tem de mais atual e tecnológico na gestão de pessoas

Redação 22/03/2018
Sócio fundador da Kenoby, Marcel Lotufo
Redação 22/03/2018

Manter-se atualizado é importante para todas as profissões. Com a internet, a facilidade para acessar conteúdos, duplicou. Há uma série de novidades que podem ajudar os profissionais de recrutamento e seleção a se reciclar e conhecer as tendências, tanto em métodos diferentes de avaliações de desempenho, novos softwares, a chegada da inteligência artificial, cursos de liderança e coaching, entre outras aplicações.

O departamento de RH, por exemplo, lida diretamente com pessoas, o que já caracteriza a necessidade de especialização constante. A cada dia, novas práticas são incorporadas na gestão de pessoas e na atuação do RH estratégico. Diante da experiência e dos desafios relatados diariamente por clientes e demais profissionais do mercado, Marcel Lotufo, sócio fundador da Kenoby, software de recrutamento e seleção, elaborou um guia com dicas de como se atualizar de forma rápida e eficiente. Antes de abrir a startup, atuou como headhunter em empresas como Michael Page e Havik People Result.

Certificação de Recrutamento e Seleção da Kenoby

Em plataforma on-line, o curso é composto por 13 videoaulas elaboradas pelos especialistas da empresa, com conteúdos que abordam conceitos sobre o que é marca empregadora, recrutamento e seleção, aquisição de talentos, triagem de currículos, como estruturar um roteiro de perguntas, indicadores e métricas, os melhores canais para publicação de vagas, descrição dos requisitos para as vagas, entre outros. Ao final, é possível fazer uma prova e se o usuário obter 75% de acerto, recebe o certificado que pode ser incluído no currículo e no Linkedin. É gratuito.

Academic Courses – Middlesex University London

Oferece uma série de cursos para qualificação em Recursos Humanos, como Certificados de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e outros. O objetivo é focar em estratégia, liderança e relacionamento com funcionários, buscando desenvolver habilidades no uso de dados, métricas e análises para insights e planejamento voltados para o desenvolvimento da empresa. A programação inclui exercícios práticos e estudos de caso. É uma opção excelente para melhorar o clima organizacional dentro da equipe e saber lidar com diversos tipos de pessoas e seus comportamentos no ambiente laboral. É pago.

Veduca

É uma plataforma conhecida de cursos on-line que disponibiliza diversas especializações voltadas para pessoas físicas e jurídicas. Dentro do escopo de cursos de RH, destacamos: liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação — USP. Voltada para profissionais que ocupam ou buscam um cargo de liderança na empresa e querem melhorar o trabalho em equipe, estas essas aulas abordam as mudanças no mercado de trabalho, planejamento e transição de carreira, além da construção de um ambiente motivador. É gratuito, mas paga o certificado.

Coursera

É outra plataforma conhecida por disponibilizar cursos de qualidade que podem ser acessados pela Internet, sem limitação de horário ou data. Dentro do escopo de cursos de RH que oferecem, o usuário pode escolher entre:

Gestão de talentos — pela University of Michigan. Neste curso são disponibilizadas as melhores práticas de seleção e recrutamento de talentos, com métricas para avaliação de performance dos funcionários. Também mostra como desenvolver e treinar os empregados para conseguir os melhores resultados, dando uma visão completa de como gerenciar os colaboradores. Este conteúdo provê habilidades importantes para contratar e gerir melhor. É um curso pago.

People Analytics — pela University of Pennsylvania. Esse tema ocupa um espaço cada vez maior na gestão de pessoas dentro das empresas, e é importante que os profissionais de RH saibam como utilizar essa ferramenta para se manterem dentro do mercado de trabalho e conseguirem apresentar bons resultados. As aulas ajudam os profissionais a tomarem decisões baseados em dados e como essas informações refletem na seleção de pessoas, sucessão de cargos, liderança e avaliações de performance, auxiliando o RH a assumir uma posição estratégica dentro da empresa. É um curso pago.

Unieducar

Atua no treinamento e desenvolvimento profissional e oferece o curso de Recursos Humanos — Implantação da Avaliação de Desempenho em Recursos Humanos. Este curso mostra a importância da avaliação de desempenho para as empresas, abordando as melhores práticas para a realização dessas avaliações e os tipos mais eficientes. Tudo isso é possível com um programa que abrange a melhoria da qualificação profissional dos envolvidos na área. É gratuito.

Qulture.Rocks

O Certificado é em Gestão de Desempenho e Tendências. Nesse curso, o usuário aprenderá muito sobre Gestão de desempenho e como melhorar as formas de avaliar e analisar os colaboradores de modo que as estratégias e objetivos de negócios da empresa sejam o foco para o aumento da performance. Ao fim e, se aprovado, é emitido o certificado que pode ser incluído no currículo e no Linkedin. As perguntas são totalmente baseadas nos conteúdos oferecidos nas aulas: um mix de vídeoaulas e textos produzidos pelo CEO e fundador, Francisco Souza Homem de Mello, cobrindo assuntos como gestão de desempenho, avaliação de desempenho e 9-Box, além de estudos de caso das empresas Google, Netflix, GE e Adobe. É gratuito.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.