Gestão e TI: parceiros para o sucesso das empresas

redacao 17/04/2012
redacao 17/04/2012

19|04|2012

Gerir uma empresa, seja ela de qual porte for, não é uma tarefa fácil. Muitos empreendedores, ao partirem para a abertura de seus negócios, acreditam que irão obter sucesso somente com seu conhecimento sobre seus produtos ou serviços. E assim, tudo vai bem até a hora em que a empresa começa a ganhar corpo e é preciso administrar tudo de forma detalhada. E quando chega esse momento, como fazer?

Vamos analisar outra situação. Uma empresa, que já cresceu no mercado, já conquistou seus clientes e está de vento em popa. Tudo anda bem, até o momento em que os gestores começam a perceber uma certa desordem nos processos, feitos manualmente até então, o que implica em atrasos nas tomadas de decisões, entre outros problemas organizacionais.

Analisando os dois casos, quando surgem esses questionamentos é hora de os gestores sentarem e se organizarem, pois mesmo que eles tenham a liderança do mercado, sem ordem, não haverá progresso, mais cedo ou mais tarde.

Dessa forma, é inegável a necessidade de todas as empresas terem informações certas para tomadas de decisão com muita rapidez. Mas como fazer isso? A solução é mais simples do que pensamos, pois hoje existem diversos sistemas de TI desenvolvidos especialmente para empresas.

Mas aí surge outro impasse: o medo de gastar. Por isso, enfatizo que é preciso olhar a gestão de um outro ângulo e não conjugar mais o verbo gastar. E sim, investir. Se os administradores investissem um pouco mais e usassem sistemas que geram informações de forma muito simples, eles poderiam acompanhar realmente tudo o que acontece na empresa, sem estresses desnecessários.

Felizmente, no Brasil temos sistemas excelentes, para todos os portes de empresas, prontos e que já funcionam perfeitamente para a maioria das regras de negócios das empresas. Dessa forma, as implantações não demoram, embora haja a necessidade de treinar os colaboradores para o manuseio.

Aliás, é importante que os gestores que estão de olho na modernização de suas empresas saibam que todo sistema implementado deve ter uma equipe sempre trabalhando para melhorar o produto, atualizar as mudanças de legislação etc. Por isso, preço bom nem sempre significa um bom negócio.

De qualquer maneira, há uma luz no fim do túnel e conseguimos ver que os empresários estão começando a entender que a tecnologia está a favor de suas empresas, embora ainda explorada de forma superficial. Mas acredito que a realidade está começando a se modificar, principalmente com a chegada dos tablets no mundo corporativo.

Embora pouco explorados no mundo dos negócios, afinal ainda são vistos para ferramentas para entretenimento, os tablets são uma tendência de mercado e passarão a fazer parte do dia a dia das empresas, o que é um ponto positivo para os gestores. Isso porque, por meio deles, é possível acompanhar tudo o que acontece em seu negócio, o que dá mobilidade para ele galgar passos ainda maiores e aperfeiçoar cada vez mais seu negócio.

Eliel Mariano é sócio diretor da Empflex, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para gestão corporativa.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.