Governo lança balança comercial voltada apenas a micro e pequenas empresas

Ainda este ano, o governo federal irá elaborar e divulgar dados de uma balança comercial que contempla apenas micro e pequenas empresas. Trata-se de uma nova ferramenta para medir as exportações do segmento, que terá periodicidade bimestral.

Quem anunciou a balança comercial das MPEs, na última quarta-feira (1º), foi o secretário de Comércio Exterior do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Welber Barral, no lançamento do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, em Brasília.

Segundo ele, "com essa balança, vamos conhecer mais sobre as MPEs exportadoras, identificar os principais gargalos que elas enfrentam e desenvolver ações para melhor atender este segmento tão importante para economia brasileira".

Sobre o Programa de Internacionalização
O objetivo do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas é apoiar a manutenção desse segmento empresarial no que se refere às exportações, com ganhos de competitividade frente ao mercado doméstico.

A iniciativa é do governo e instituições parceiras, como Apex-Brasil, Banco do Brasil, Correios, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), CNI (Confederação Nacional das Indústrias), e ITC (International Trade Center). Mas o programa foi elaborado e lançado pelo Sebrae.

A meta do Sebrae é capacitar 4 mil empresas de todo o País até 2010 e inserir, no mínimo, 1,2 mil empresas no mercado internacional. "Dessa forma, atenderemos à meta proposta dentro da Política de Desenvolvimento Produtivo, lançada em maio deste ano, que é a de incrementar a participação das MPEs no comércio internacional em 10%", explicou o diretor-técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barboza.

Entre as ações do programa estão consultorias, cursos e divulgação de informações, no site www.internacionalizacao.sebrae.com.br.

"O site é o ponto forte do programa, porque possibilita que qualquer empresa, em qualquer lugar do Brasil, tenha acesso às informações sobre o processo de internacionalização. Vamos divulgar estudos, pesquisas, notícias e um guia de exportação", afirmou a gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae, Raíssa Rossiter.

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