Governo quer medidas para incentivar produção e conter alta de preços de alimentos

O governo estuda criar medidas para conter a alta nos preços dos alimentos e incentivar a produção. Entre as ações, está a criação de novas linhas de crédito pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e o estímulo de pesquisas de tecnologia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Na última quarta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a primeira reunião para debater medidas de incentivo à produção de alimentos. Lula deseja anunciá-las junto com o Plano Safra, previsto para a última semana de junho.

Junto ao plano, o governo deve enviar uma medida provisória com os termos de negociação da dívida agrária, para possibilitar o aumento dos investimentos no setor.

Oportunidade para o Brasil

Para auxiliares do presidente, o Brasil deve aproveitar a crise dos alimentos para fortalecer a sua posição como fornecedor desses produtos. A avaliação do governo é de que a alta dos preços continuará, produzindo, assim, pressões inflacionárias.

Além de incentivar estudos e pesquisas, o governo pretende estimular a ampliação da produtividade, diminuir o custo do plantio, além de aumentar as exportações.

A reunião também teve a participação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef; da Fazenda, Guido Mantega; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; e do presidente do Banco Central. Henrique Meirelles.

Facebook
Twitter
LinkedIn