A grande família

Dentre as líderes do mercado brasileiro de cosméticos, a Racco é a única que adota um meio inovador de distribuição. Trata-se do sistema de marketing multinível, que possibilita aos profissionais maior comissão e possibilidade de crescimento dentro da empresa. Em outras palavras, significa que uma revendedora recebe uma porcentagem de 10% sobre as vendas das promotoras que captou diretamente e também de 4% sobre as vendas das indicadas por essas.

“É um grande diferencial para que as consultoras se comprometam e se motivem a crescer junto com a empresa, e aumenta a realização pessoal e profissional. Dessa forma, elas são capazes de montar sua própria equipe e alcançar, de forma mais rápida, a realização pessoal e financeira”, ressalta o presidente da empresa, Felipe Rauen.

O sistema vem ao encontro do que ele sempre buscou para o seu negócio. Desde cedo, seu propósito principal era oferecer oportunidades para os profissionais e bem-estar aos consumidores. Completando 25 anos de funcionamento em 2012, tudo indica que Rauen esteja conseguindo, cada vez mais, alcançar seus objetivos.

Nos anos 1980, o empresário administrava hotéis enquanto sua esposa Gisela se destacava no trabalho como consultora de uma marca de cosméticos. Ele, que quando garoto vendera desde frutas até anúncios de jornais, nunca deixou de lado o fascínio que possuía por essa atividade. “Quando tinha tempo, ajudava minha esposa e fui percebendo que era isso que eu queria para minha vida”, relembra.
Disposto a concretizar seu sonho, vendeu os hotéis e, junto com a esposa, investiu na abertura do próprio negócio: a Racco Cosméticos. Com a intenção de criar e oferecer cosméticos como referência em tratamentos e inseridos nos padrões internacionais de qualidade, o casal e sua equipe passaram dois anos pesquisando o mercado. Em 1987, o primeiro catálogo da Racco, com mais de 70 produtos, foi lançado. 

Instalada em Curitiba, cidade natal de Gisela e Felipe, a expansão não demorou a chegar. Em pouco tempo, a empresa passou a atuar nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Dois anos depois, já alcançava todo o território brasileiro. “Mas o grande salto foi a partir do ano 2000. Para a empresa se tornar conhecida, investimos em inserções nos programas vespertinos e em novelas. Foi uma iniciativa que deu certo e fortaleceu nossa imagem”, destaca.

Hoje a Racco conta com portfólio de mais de 300 produtos, que chegam ao mercado por meio de mais de 1,6 mil promotores em todas as regiões e mais de 400 mil consultores e dirigentes. Desde 2004 o sucesso ultrapassou fronteiras. Em processo de internacionalização, a empresa atua hoje nos Estados Unidos, em Portugal, Angola, no Paraguai e na Bolívia.

Pioneirismo

Por meio da venda direta, a empresa oferece um mix de produtos que engloba tratamento da pele facial e corporal, maquiagem, perfumes, cabelos, linha infantil e pré-adolescente e para banho. Com o pioneirismo de diversos produtos, a intenção de se tornar referência de fato deu certo. A marca é, atualmente, uma das que mais inova em aplicações, formulações e embalagens. Rauen cita, por exemplo, que foi a Racco que lançou o primeiro sabonete íntimo vendido em grande escala e no porta a porta, o primeiro batom hidratante com filtro solar e ainda o lançamento do perfume Emoções com o cantor Roberto Carlos.

A partir de 2002, os catálogos passaram a ir além da beleza externa. A empresa ingressou no mercado de alimentos, oferecendo uma linha de produtos funcionais destinados ao melhor funcionamento do corpo. Essa linha, de acordo com o presidente, teve grande aceitação pelo público e cresce significativamente a cada ano. “Entendemos que tratar da beleza não é apenas cuidar do corpo ou do cabelo”, explica. Pensando nisso, nasceu a linha Fibra Life, em três categorias: FibraLife (shakes), Gourmet Life (sopas) e Fresh (preparo para bebidas), com o conceito de itens que auxiliam numa alimentação saudável. Com o lançamento das cápsulas de Maxxi30 Life, o mercado de nutricosméticos – conhecidos como as “pílulas da beleza” – também não ficou de fora.

Atender prontamente o cliente e não o deixar esperando é outro diferencial e preocupação da empresa neste segmento de venda direta. Tanto que os clientes recebem seus pedidos no mesmo dia. Para agilizar ainda mais esse processo, a meta para o futuro é implantar o e-commerce, adequando-se ao que Felipe Rauen chama como o novo jeito de consumidor. Tudo, é claro, sem deixar de lado o lema “Você mais feliz hoje”, que tanto orgulha o presidente. “Hoje somos uma enorme família.”

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