Grandes varejistas e telefonia lideram lista de reclamações

Os grandes varejistas e os quatro maiores fornecedores de serviço de telefonia lideram a lista de empresas que mais receberam reclamações em 2010, segundo dados do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010, relatório baseado em queixas recebidas e analisadas pelo Procon em processos administrativos em 22 estados e no Distrito Federal.

O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010 contém 122.662 reclamações contra mais de 15 mil fornecedores. Deste total, 68,81% das reclamações foram atendidas e 31,39% não foram atendidas. O relatório também lista os fornecedores que mais oferecem dificuldade para atender às reclamações dos consumidores.

Os dois produtos com maior número de reclamações são os telefones celulares e os microcomputadores, produtos fornecidos principalmente pelos grandes varejistas.

Com base nos números apresentados no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, as empresas são chamadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para apresentar metas de melhoria de atendimento. É o chamado Projeto Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor, que está em sua segunda edição.

Os fornecedores devem melhorar o atendimento em três pontos: redução da quantidade de reclamações em Procons, aumento das soluções de problemas do consumidor (sem abertura de processo administrativo) e aumento de acordos em processos administrativos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn