Grupo investe R$ 10 milhões em rede de idiomas com proposta inovadora

O Grupo Prepara, que atua com franquias na área de educação, lança sua primeira rede voltada exclusivamente ao ensino da língua inglesa. Depois de dez anos oferecendo cursos profissionalizantes e de dois anos no segmento de complemento escolar, o Grupo decidiu expandir os negócios com a English Talk.

A nova marca, que recebeu investimento inicial de R$ 10 milhões, tem uma proposta totalmente inovadora. A English Talk desenvolveu uma metodologia brasileira de blended learning, um novo modelo educacional adotado por instituições de ensino em todo o mundo que personaliza a educação aos alunos e contribui com a melhora de resultados alcançados com o estudo.

A metodologia faz integração entre as plataformas on-line e off-line. A parte tecnológica foi desenvolvida em parceria com engenheiros do ITA. Especialistas da USP em e-learning , pedagogia e tecnologia da educação também fizeram parte do projeto que levou mais de 18 meses até o lançamento da marca.

Previsão de faturamento

A expectativa do Grupo Prepara é que, até o final do ano, 50 franquias sejam vendidas. A meta é ter 100 unidades em operação já em 2015, quando a English Talk deverá faturar cerca de R$ 20 milhões. O Grupo Prepara, prevê faturar, em 2014, com suas duas redes em operação – a Prepara Cursos e Ensina Mais Complemento Escolar –, R$ 297 milhões, 30% a mais do que no ano passado.

Para lançar a English Talk, o Grupo Prepara investiu em recursos tecnológicos, produção de conteúdo, ações de marketing e abertura de uma unidade piloto em São Paulo. “A nossa entrada no mercado de idiomas beneficia a franqueadora, pois possibilita incremento da nossa receita e fortalece o Grupo”, diz o presidente do Grupo Prepara, Rogério Gabriel.

E completa: “Os franqueados da Prepara Cursos e da Ensina Mais também ganham com os investimentos que estamos fazendo em tecnologias, novos conteúdos e recursos de interação com o idioma”. As duas marcas do Grupo que hoje estão em operação já oferecem curso de inglês para crianças e jovens em início de carreira.

Franquia inovadora 

A inovação também está no projeto arquitetônico das franquias da English Talk. Elas tem estrutura de coffee shop e espaços decoworking temáticos, o que contribui para que os alunos, principalmente, executivos e universitários, possam praticar o idioma em aulas de conversação e eventos de imersão, como se estivessem em um ambiente no exterior.

A English Talk adota as melhores práticas de interação presencial entre alunos e professores, combinadas com a entrega de conteúdo interativo on-line, games e aplicativos para treinamento. São diversos recursos de socialização e colaboração, como uma rede social própria para treinar o idioma e promover fóruns com alunos e professores. Todas essas iniciativas completam o ciclo da metodologia blended learning de tecnologia desenvolvida pela própria marca.

Para Rogério Gabriel, o momento é um dos mais propícios para investir em educação. “Neste segmento, o mercado de idiomas tem muita oportunidade no Brasil”, afirma. Os números comprovam este cenário promissor. Pesquisa do Data Popular de 2013 mostra que, no Brasil, apenas 5,1% da população de 16 anos ou mais afirma possuir algum conhecimento no idioma inglês. Para o próximo ano (2014), 9% das pessoas de 16 anos ou mais afirmaram que pretendem iniciar um curso de inglês.

Outro dado interessante proveniente do mesmo instituto é que, em 2011, havia 5,9 milhões de escolas de idioma formalizadas no Brasil. Apesar disso, o ranking mundial da proficiência em inglês dos trabalhadores mostra que o Brasil está no bloco dos países mais fracos.

A English Talk será a terceira microfranquia do Grupo, que já detém as marcas Ensina Mais Complemento Escolar e Prepara Cursos, a maior rede de cursos profissionalizantes do país. Ambas estão entre as dez franquias que mais cresceram em 2013, segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn