Home Office: 2 a cada 3 pessoas já adotam a prática ao menos quatro vezes ao ano

Você acredita que trabalho remoto é sinônimo de improdutividade? O join.me, ferramenta de reuniões online da LogMeIn, realizou uma pesquisa que comprova que este é um pensamento retrógrado. Não importa o quão grande seja sua carga de trabalho, você pode tentar alternar seu trabalho no escritório com outros dias em casa de forma remota e, ainda assim, não perder sua produtividade.

Segundo a pesquisa, realizada com mil profissionais ativos com mais de 21 anos, quem opta pelo período integral ou parcial de forma remota consegue alinhar a produtividade com um tempo livre para afazeres de lazer ou domésticos. 80% dos entrevistados são mais ou igualmente produtivos quando trabalham em casa, sendo que pelo menos 2 de 3 dos entrevistados trabalham de casa pelo menos quatro vezes ao ano e 61% das pessoas disseram ficar totalmente focados em seu trabalho. Um dado curioso é que 33% afirmam passar o dia todo usando pijamas.

Estar no escritório de segunda a sexta-feira não é necessariamente mais uma prova de produtividade. Colaborar com colegas é sem dúvida importante, mas a necessidade de estar no escritório ou na mesma sala já não é um fator limitante para se trabalhar em equipe. A tecnologia tornou possível colaborar remotamente.

Para Gustavo Boyde, gerente de Marketing da LogMeIn para América Latina, a pesquisa comprova que o trabalho remoto pode facilitar a vida das pessoas que não costumam ter tempo para conciliar a vida pessoal com a profissional, já que o estudo aponta que, enquanto trabalham, 56% conseguem tempo para cozinhar e 55% para lavar roupa, por exemplo. “Com a evolução tecnológica é comum que as pessoas comecem a se preocupar também com sua qualidade de vida. É possível ser produtivo para a empresa e ainda conciliar pequenos afazeres quando há a possibilidade de alguns dias de trabalho remoto”, comenta Boyde.

De acordo com o estudo, 67% das pessoas não alteram qualquer reunião quando trabalham remoto. Existem diversas ferramentas online para reuniões à distância que tornam o trabalho virtual cada vez mais parecido com o real, possibilitando compartilhar a tela do computador e trabalhar em conjunto com outras pessoas em diferentes partes do mundo.

Algumas dessas ferramentas são inclusive grátis: o join.me é um bom exemplo, já que permite que até 10 pessoas se reúnam sem nenhum custo em uma sala virtual que pode ser acessada pelo computador, tablet ou smartphone e sem nem mesmo instalar nenhum programa. Uma ótima alternativa para cobrir a demanda dos 45% dos entrevistados que utilizam videoconferências quando estão remotos. “Na pesquisa, 89% das pessoas utilizam e-mail quando trabalham em casa e 81% utilizam o telefone”, comenta Boyde.

A pesquisa ainda levou em conta os locais preferidos para trabalho remoto: 67% optam por uma mesa de escritório, seguido de 33% que escolhem o conforto do sofá e apenas 23% preferem trabalhar na cama. Ainda há 7% das pessoas que optam por utilizar restaurantes ou cafés próximos às suas residências.

A mudança no modelo de trabalho tradicional com a possibilidade de se trabalhar a qualquer hora e desde qualquer lugar está apenas começando. Em um momento de crise, tempo cada vez mais escasso e restrições de verba, o trabalho remoto está chegando para ficar e tem se tornado uma alternativa para profissionais de diversas áreas e empresas.

Infográfico: https://blog.join.me/dont-let-old-man-winter-be-the-boss-of-you/

Facebook
Twitter
LinkedIn