Homens e consumidores mais velhos possuem maior hábito de pedir nota fiscal

Consumidores mais velhos e do sexo masculino são os que mais pedem nota fiscal após uma compra. Estudo realizado pela GfK apontou que, entre os homens, chega a 70% a quantidade dos que sempre, ou na maioria das vezes, pedem nota fiscal após uma compra. A mesma resposta foi dada por 62% das mulheres entrevistadas.

A pesquisa mostrou ainda que, quanto maior a idade, mais está presente o hábito de pedir nota fiscal após uma compra. Entre os entrevistados, os com idades acima de 45 anos se destacam, já que 69% pedem NF sempre ou na maioria das vezes. O índice, no entanto, cai para 60% entre os que têm de 18 a 24 anos.

“Merece destaque ainda a diferença de comportamento entre as classes sociais. Os integrantes das classes A e B têm mais costume de solicitar o documento fiscal que os das classes C e D; são 70% contra 62% ,respectivamente”, acrescenta o levantamento da GfK.

Geral
No geral, a pesquisa da GfK apontou que 46% dos brasileiros sempre solicitam o documento fiscal, 20% na maioria das vezes, 19% algumas vezes, 6% quase nunca e 9% nunca.

Os números contrastam um pouco com o divulgados pelo Ministério da Fazenda, segundo os quais 61,4% declararam que sempre pedem o documento. O percentual dos que pedem na maioria das vezes é mais próximo: 18,0%, enquanto 9,8% poucas vezes pedem NF, 5,8% a pedem raramente e 4,8% nunca pedem nota fiscal ao comprar algo.

Os dados da GfK fazem parte de uma pesquisa realizada em julho deste ano, com 1.000 pessoas a partir dos 18 anos, de cidades das regiões metropolitanas brasileiras.

Facebook
Twitter
LinkedIn