Inadimplência das empresas sobe 26% em setembro, aponta Serasa

A inadimplência das empresas recuou 2,1% em setembro ante agosto, mas registrou elevação de 26,2% na comparação com o mesmo mês em 2010.

No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, também houve aumento (16,0%), de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira.

Segundo os economistas da entidade, a queda mensal decorre da menor quantidade de dias úteis em relação ao mês imediatamente anterior. Já a alta anual se deve à maior dificuldade que as empresas estão enfrentando para honrarem seus pagamentos.

A desaceleração da atividade econômica, o aperto monetário, o agravamento da conjuntura internacional e a concorrência dos produtos importados têm afetado negativamente o desempenho, ressaltam os analistas.

No entanto, acrescentam, a retomada da trajetória de queda da taxa básica de juros, a Selic, e a proximidade das vendas de final de ano deverão proporcionar alívio na situação financeira das empresas, diminuindo o custo de financiamento e favorecendo a geração de caixa.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn