Inadimplência deve subir entre consumidores e empresas

A perspectiva de inadimplência das empresas num horizonte de seis meses cresceu 2,1% em abril, registrando o sexto avanço mensal consecutivo e atingindo o nível de 97,4, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira.

Esse resultado, de acordo com os economistas da entidade, sinaliza que deve haver um ciclo de elevação nos próximos meses. Os juros cada vez mais elevados manterão pressões sobre o custo financeiro das empresas num ambiente de maior desaquecimento econômico, especialmente durante o segundo semestre, apontam os analistas.

Para o consumidor, o indicador cresceu 1,7% em abril, atingindo o patamar de 98,7, o sétimo avanço mensal seguido, apontando que a inadimplência, atualmente em ascensão, deverá permanecer assim ao longo do ano.

O maior grau de endividamento, a elevação da inflação, o encarecimento do crédito e as perspectivas de um crescimento mais brando da economia e do mercado de trabalho acabam gerando mais dificuldades para o pagamento das contas, salientam os economistas.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn