Inadimplência do consumidor cresce 29% em agosto, diz Serasa

A inadimplência do consumidor teve alta de 3% em agosto ante julho. Na comparação com o mesmo mês de 2010, a alta foi de 29,2%, segundo indicador divulgado nesta segunda-feira pela Serasa Experian.

No acumulado dos oito primeiros meses de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice subiu 23,4%.

Segundo os economistas da Serasa Experian os juros elevados no crédito e as compras parceladas no Dia dos Pais continuaram a impactar a inadimplência do consumidor em agosto.

Ainda de acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento nos registros de dívidas não honradas junto aos bancos reafirma a leve alta do índice.

"O pagamento da 1ª parcela do 13º salário, em novembro, pode dar um fôlego extra às finanças do consumidor, que poderá priorizar o pagamento das dívidas assumidas anteriormente", dizem em nota.

A inadimplência com os bancos continua sendo a principal responsável pela alta do índice mensal, com crescimento de 6,0% (contribuição de 2,9 pontos percentuais na variação total). Os cheques sem fundos também colaboraram para a alta do indicador com variação de 4,5% (0,5 p.p).

Os títulos protestados tiveram impacto neutro no índice e as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) apresentaram queda de 0,8%, com contribuição negativa de 0,3%.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn