Inadimplência do consumidor sobe 18% em fevereiro, aponta Serasa

 A inadimplência dos consumidores brasileiros apresentou queda de 0,9% em fevereiro na comparação com janeiro, registrando o terceiro recuo mensal consecutivo. No confronto com o mesmo mês em 2011, no entanto, houve alta de 18,3%.

Já no primeiro bimestre do ano, o aumento chegou a 17,4%, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira.

Os analistas da Serasa ressaltam que esse resultado representa uma desaceleração em relação ao que foi verificado durante o primeiro bimestre de 2011 (25,4%).

De acordo com os economistas, os juros altos, os gastos típicos de início de ano (IPVA, IPTU e despesas escolares) e as incertezas sobre a crise global fizeram com que o consumidor tivesse cautela e controlasse as despesas. A menor quantidade de dias úteis em fevereiro também colaborou para a queda dos registros de dívidas não pagas no mês.

A inadimplência com os bancos e com os cheques sem fundos puxaram a queda do indicador com variações negativas de 1,5% e de 4,7%, respectivamente, em fevereiro ante janeiro.

Facebook
Twitter
LinkedIn