Incertezas crescem e bolsas européias operam sem tendência definida

As bolsas européias operam sem tendência definida nesta terça-feira (3). Ganhos no setor químico são ofuscados por cautela em relação ao setor financeiro.

As ações da companhia K&S, maior produtora européia de carbonato de potássio (usado em fertilizantes), disparam mais de 9%. A empresa elevou em 29% suas estimativas de lucro para o ano de 2008, devido ao crescente aumento nos preços das commodities.

Setor financeiro
Perspectivas de notícias negativas do setor financeiro pesam sobre os índices europeus. O comentário da Fitch de que o Barclays poderia necessitar de um aumento de capital ajudou para aumentar os temores. Os papéis do banco inglês sofrem desvalorização de 2,12%.

Ainda no setor financeiro, as ações de Société Générale e BNP Paribas caem 2,91% e 1,18% respectivamente.

Exceção
Apesar do desempenho do setor, os ativos do Royal Bank of Scotland registram forte valorização, de 5,82%. Rumores sobre possível aquisição de participação no banco por um fundo de investimento animam investidores.

Confira as cotações
O índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt negocia em leve baixa de 0,43% e atinge 6.978 pontos, enquanto o FTSE 100 da bolsa de Londres cai 0,15%, chegando a 5.998 pontos.

Por outro lado, o CAC 40 da bolsa de Paris em leve alta de 0,17% a 4.944 pontos.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em leve baixa de 0,17%, atingindo a 3.714 pontos.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn