Indústria calçadista retomará crescimento em 2013, diz estudo

O setor calçadista inicia 2013 com uma boa expectativa: a produção (em volume de peças) deverá ser 3,8% maior que em 2012, quando o setor fechou em -1,8% se comparado a 2011. Os números fazem parte do estudo “Projeções de Mercado”, elaborado pelo IEMI Inteligência de Mercado.

Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI, explica que o resultado obtido em 2012 ainda é reflexo de situações sentidas mais fortemente em 2011: a entrada de produtos importados; a baixa exportação devido ao câmbio e à crise mundial; e o protecionismo da Argentina, um dos principais mercados da produção calçadista nacional.

Por outro lado, a valorização do dólar frente ao real e a reação do varejo, ocorridos em 2012, são os fatores que deverão tornar 2013 um ano de recuperação do setor produtivo. Ações macroeconômicas também devem agir favoravelmente.

“A taxa de juros abaixo de 8%, ações pontuais para a redução de encargos trabalhistas (Plano Brasil Maior) e o crescimento do PIB projetam um cenário mais favorável à indústria nacional”, comenta Prado.

Em relação a valores, a expectativa é de resultados positivos tanto para a produção quanto para o varejo. O índice de crescimento da produção deverá acompanhar o crescimento previsto para o PIB, embora a indústria continue ainda pressionada pela elevação dos seus custos de m 2013.

O varejo, por outro lado, apresenta maiores oportunidades de crescimento não só pelo aumento da renda das famílias, do emprego e da facilidade do crédito, mas também pela redução do frenesi causado pelo consumo de automóveis, eletrônicos e linha branca, fomentados com a redução do IPI.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn