Indústrias discutem futuro da gestão de resíduos

O Rio de Janeiro será palco nesta quarta-feira (20) do terceiro encontro do Projeto CNI Sustentabilidade. Neste ano, terá como tema Resíduos Sólidos: Inovações e Tendências para a Sustentabilidade. Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com patrocínio do Sebrae, o evento discutirá três grandes temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos: o ecodesign, a requalificação dos resíduos como nova fonte de recursos para a indústria e a valorização energética e seu papel na gestão de resíduos.

Os debates reunirão palestrantes brasileiros e estrangeiros, entre eles o norte-americano Thomas Heller, especialista em política climática e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2007, que integra o Conselho de Liderança da Rede de Soluções em Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU). A expectativa de publico é de mais de 500 participantes, entre representantes da indústria, de universidades, do governo e da sociedade civil.

O primeiro painel tratará da transformação dos resíduos sólidos em subproduto ou matéria-prima. Para atingir tal classificação, o material não pode trazer prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente. Também deve, entre outros requisitos, reduzir o consumo de recursos naturais e o uso de aterros, além de gerar benefícios econômicos. No segundo painel, especialistas debaterão o ecodesign, a partir de boas práticas de empresas que incorporaram a sustentabilidade ao processo produtivo. Uma das principais contribuições do ecodesign para o meio ambiente é a otimização do reaproveitamento ou da reciclagem do produto, depois da devolução pelo consumidor. O uso dos resíduos sólidos como fonte de energia será discutido no terceiro painel, sobre valorização energética.

Centro Sebrae de Sustentabilidade

O Sistema Sebrae participará no dia 20, das 14h às 16h, do painel Tecnologia e Inovação / Design for Environment: Uma Estratégia Inovadora de Gestão Ambiental. Moderado pela jornalista da Globonews, Leila Sterenberg, terá como debatedores Jefferson de Oliveira Gomes, gerente-executivo de Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Peter Buch-Skals, especialista sênior da Development Corporation Quality and Environmental Affairs ( Coloplast); Douwe Jan Joustra, sócio-gerente do One Planet Architecture Institute; André Tachard, especialista da área de Sustentabilidade Corporativa Embraer;  Rodrigo Krug, presidente da Cliever Tecnologia; Suênia Sousa, coordenadora do Centro Sebrae de Sustentabilidade. O CNI Sustentabilidade é um ciclo de debates que acontece anualmente.

O projeto promove um diálogo permanente no setor empresarial sobre tendências, tecnologias inovadoras, oportunidades e desafios para nortear a indústria na busca pela competitividade aliada à sustentabilidade. A primeira edição foi realizada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, e reuniu mais de 1.000 empresários. A segunda edição, em 2013, também no Rio, teve como tema Água: oportunidades e desafios para o desenvolvimento do Brasil.

Serviço

CNI Sustentabilidade – Resíduos Sólidos
Data: 20 de agosto, das 9h às 17h30
Local: Hotel Sofitel – Avenida Atlântica, 4240, Copacabana, Rio de Janeiro

Informações Agência Sebrae

Facebook
Twitter
LinkedIn