Indústria paulista abre 28 mil postos de trabalho em março

A indústria paulista incrementou sua força de trabalho em 1,29% em março, na comparação com fevereiro. O resultado representa o aumento de 28 mil vagas.

Considerando o ajuste sazonal, há uma alta de 1,05%, de acordo com pesquisa do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgada nesta terça-feira (15).

No acumulado do ano, o nível de emprego da indústria paulista já aumentou 3,01%, o que significa 65 mil vagas criadas. Já nos últimos 12 meses, a alta é de 5,11%, com 109 mil empregos abertos.

Destaques entre os setores

Dos 21 setores analisados, 15 apresentaram desempenho positivo em março, ante o mês anterior, com destaque para os de coque, refino de petróleo e álcool (+12,73%), alimentos e bebidas (+4,33%) e couros e fabricação de artefatos de couro (+2,59%).

Por outro lado, quatro segmentos tiveram resultados negativos: celulose, papel e produtos de papel (-0,19%), material eletrônico e de aparelhos e equipamentos de comunicações (-0,24%), móveis e indústrias diversas (-0,52%) e produtos de madeira (-1,40%).

Já outros dois segmentos, o de produtos de minerais não-metálicos e o de edição, impressão e reprodução de gravações, mantiveram o nível de emprego praticamente estável (+0,04% e -0,04%, respectivamente).

Análise regional

Na análise regional, o levantamento revela que Sertãozinho foi o município líder em contratações em março, em relação a fevereiro, com o acréscimo de 11,4% em sua mão-de-obra industrial. Araçatuba (+5,6%) e São Carlos (+5,4%) vieram em seguida.

Na contramão dos resultados positivos, as cidades que mais demitiram no terceiro mês do ano foram Matão (-4%), Diadema (-0,52%) e Mogi das Cruzes (-0,27%).

Acumulados

No acumulado de 2008, 17 segmentos tiveram resultado positivo, três apresentaram queda no nível de emprego e um, estabilidade. Os destaques ficaram com a fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool (+22,38%) e com artigos do vestuário e acessórios (-3,74%).

Já na análise regional, no acumulado do ano, Sertãozinho foi a cidade que mais empregou (+21,2%), enquanto Matão foi a que mais demitiu (-9,1%).

Facebook
Twitter
LinkedIn