Indústria perde 120 mil postos de trabalho em junho

O total de pessoas ocupadas na indústria caiu 3,3% de maio para junho deste ano. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram perdidos 120 mil postos de trabalho, dos quais mais da metade (63 mil) foram em São Paulo.

“É um resultado que preocupa no sentido que neste momento agora a expectativa era que a indústria tivesse um avanço, como mostra a série histórica”, disse o coordenador da PME, Cimar Azeredo.

Junho é um mês em que a indústria começa a se preparar para as demandas dos consumidores no final de ano. Segundo Azeredo, como a indústria paulista é grande consumidora de serviços e produtos, a queda de emprego em São Paulo pode gerar impacto em outras atividades e regiões.

A taxa de desemprego de junho de 2013 foi 6%, superior ao 5,9% de junho do ano passado. É a primeira vez, desde agosto de 2009, que o índice subiu na comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa é a maior taxa desde abril de 2012, quando o índice também ficou em 6%.

A taxa vem subindo desde dezembro de 2012, quando registrou o menor patamar da série histórica (iniciada em 2002): 4,6%. A exceção dessa trajetória de alta foram os meses de abril e maio deste ano, que registraram taxa de 5,8%.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn