Indústria regional mostra quadro positivo no mês de fevereiro

Os resultados regionais da indústria de fevereiro divulgados hoje pelo IBGE mostram um quadro predominantemente positivo, segundo a economista da coordenação de indústria do instituto, Isabella Nunes. "A queda na produção ante mês anterior em cinco das 14 regiões ocorreu depois de crescimentos registrados em todas elas em janeiro e devem ser olhados de forma pontual", disse. Segundo ela, "a perspectiva de empresários e consumidores é positiva, há um quadro macroeconômico para a indústria muito positivo".

André Macedo, também economista do IBGE, observou que "há um predomínio claro de locais que estão em expansão nas diversas bases de comparação, há sustentação de um elevado patamar produtivos nas regiões".

Isabella destacou que, na comparação com fevereiro do ano passado – confronto no qual todas as regiões registraram aumento na produção -, os locais que cresceram acima da média nacional (9,7%) têm "presença forte" dos segmentos que estão impulsionando a indústria no País, como veículos automotores, máquinas e equipamentos e outros produtos químicos.

A economista sublinhou também que o indicador de média móvel trimestral – considerado o principal sinal de tendência – também confirma uma "velocidade positiva" no crescimento da indústria regional, já que 11 dos 14 locais registram variações positivas nesse índice.

Outro dado positivo, segundo Isabella, diz respeito à aceleração que ocorreu, também na maior parte das regiões, nos resultados acumulados no primeiro bimestre deste ano em relação ao acumulado no quarto trimestre do ano passado, sempre na comparação com igual período do ano anterior. Apenas o Ceará e Santa Catarina mostraram perda de ritmo de expansão nos dois primeiros meses deste ano em relação ao crescimento apurado no último trimestre do ano passado.

Facebook
Twitter
LinkedIn