Indústrias do Rio de Janeiro geraram 29 mil postos de trabalho em 2010

As indústrias do Rio de Janeiro registraram saldo positivo na geração de emprego em 2010. Um levantamento com dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro) revela que foram criadas 29 mil vagas.

A indústria de transformação teve o melhor ano da história em oito dos 12 setores analisados. No total, o estado contabilizou 290 mil postos de trabalho. Trata-se do melhor resultado apresentado desde 2002.

Segmentos
Entre os segmentos do setor industrial, a metalurgia foi o que teve o saldo mais expressivo (5.509 vagas), impulsionado pela nova siderúrgica na capital carioca e pela demanda da construção civil e da indústria naval.

Em seguida, aparecem material de transporte (4.963), produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico (4.701) e química (3.972), com contratações em diversas atividades, de farmacêutica a refino do petróleo, passando por embalagens plásticas.

Com saldos menos expressivos, estão as indústrias mecânica, de borracha, do material elétrico e comunicação.

Já o segmento de produtos minerais não-metálicos foi outro que registrou recorde, com a criação de 1.647 vagas, puxada pelo fornecimento de cimento, concreto, cerâmica e vidro à construção civil.

A indústria têxtil e do vestuário, embora não tenha registrado melhor resultado dos últimos anos, empregou 2.606 pessoas a mais, mantendo alto nível de contratações desde 2008, principalmente em Nova Friburgo.

Regiões
Por região, o estudo releva que seis das oito localidades pesquisas apresentaram o melhor saldo dos últimos cinco anos. Na capital, a indústria de transformação abriu 13.517 vagas com carteira assinada, com destaque para produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico (3.717).

Um recorde importante aconteceu em serviços industriais de utilidade pública: foram 4.579 vagas, das quais 4.462 foram destinadas exclusivamente às atividades de coleta, tratamento e disposição de resíduos não perigosos, como lixo urbano.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn