Inflação ao produtor alemão acelera para o seu maior nível desde outubro de 1981

O índice de preços ao produtor alemão avançou no seu maior ritmo desde outubro de 1981 no mês de julho, conforme divulgado nesta terça-feira (19) pelo Escritório Nacional de Estatística da Alemanha.

O indicador de preços registrou uma alta de 8,9% durante o período, superando os 7,5% esperados pelo mercado. Desta vez, a alta na inflação foi liderada pelo setor de energia, que na base anual, mostrou avanço de 25% no nível de preços.

Com o resultado, aumentam as especulações de que o Banco Central Europeu mantenha a taxa básica de juro da região na próxima reunião, marcada para 4 de setembro.

Confiança do investidor
A confiança do investidor alemão, medida pelo índice ZEW, surpreendeu o mercado e mostrou um avanço acima do esperado no mês de julho.

Elaborado pelo Centro ZEW para pesquisa econômica européia, o indicador referente ao último mês marcou 55,5 pontos negativos, enquanto no mês de junho o índice registrara recuo de 63,9 pontos. Os analistas esperavam um recuo para -62 pontos.

O resultado foi reflexo da queda do euro em relação ao dólar e do arrefecimento da cotação do petróleo nos mercados internacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn