Inflação pelo IGP-M acelera para 1,97% na 1ª leitura de junho

 A inflação pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) acelerou na primeira leitura de junho, superando as previsões dos analistas para o período.

A alta foi de 1,97 por cento na primeira prévia deste mês, contra elevação de 1,36 por cento em igual período de maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

De acordo com a mediana de 10 analistas consultados pela Reuters, a previsão era de alta de 1,15 por cento na primeira prévia deste mês. As estimativas variaram de 0,72 a 1,60 por cento, resultando em média de 1,14 por cento.

Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 2,35 por cento ante avanço de 1,82 por cento na primeira leitura do mês anterior.

Os produtos agropecuários saltaram 1,82 por cento, ante alta de 1,27 por cento na abertura do mês passado. Os industriais mostraram avanço de 2,55 por cento, também maior ante elevação de 2,04 por cento no mesmo período do mês anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,60 por cento, depois de avançar 0,27 por cento no dado anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também apresentou variação maior que a do mesmo período do mês anterior. O avançou foi de 2,72 por cento na primeira leitura de junho, após a variação positiva de 0,79 por cento na abertura de maio.

Facebook
Twitter
LinkedIn