Iniciativa busca desenvolvimento de micro e pequenas empresas

Micro e pequenas empresas (MPEs) de todo o Brasil e de todos os ramos de atividade contam com mais uma ferramenta de estímulo à adoção de processos que as tornem mais preparadas e competitivas. Trata-se do Ciclo MPE de Conhecimento Empresarial, grupo formado por empresas associadas a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e organizações que atuam com as MPEs. Uma reunião do comitê está marcada para o dia 13 de julho, com a pauta voltada às características do empreendedorismo e formas de financiamento para MPE. A primeira delas ocorreu no dia 18 de maio e contou a presença do Sebrae, Desenvolve SP, Secretaria da Micro e Pequena empresa do Estado de São Paulo.

A reunião de maio identificou temas que possuem grande relevância no desenvolvimento das empresas e do empresário. O objetivo, a partir de agora, é realizar um plano de trabalho que abranja os itens mais impactantes, e que as ações desenvolvidas sejam compartilhadas com MPEs associadas à GS1 Brasil de todo o País.

Temas que integrarão o plano de trabalho:

Empreendedorismo (mercados nacional e internacional);
Identificação do negócio ou propósito da empresa
Análise de viabilidade (quanto vou investir e qual o retorno)
Plano de negócio – modelo de negócio (estudo de mercado)

Gestão
Conhecimento de gestão do empresariado (gestão de marca/mercado)
Desenvolvimento de embalagem e nome do produto (preocupações no desenvolvimento do produto)
Altos custos na produção de embalagens (grandes quantidades)
Dificuldades com a comercialização do produto nos grandes varejistas (qual a melhor forma de penetração neste mercado)
Desafio em despertar o interesse do empresário em informações para o negócio
Relacionamento com o cliente (explorar redes sociais)
Gestão financeira e linha de crédito para pequenas empresas

Marca
Gestão de marketing
Gestão logística
Estudos de características de embalagens e fornecedores
Concorrência desleal (como diferenciar meu produto no mercado)

Conhecimento
Legislações
Centralização das informações/conhecimento para orientação do novo empresário (hoje as informações estão dispersas)
Necessidades de envolvimento de órgãos como ANVISA/Todos para esclarecer dúvidas do empresariado
E-commerce

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