Iniciativa busca ideias inovadoras na área de turismo

Estimular startups a apresentar ideias criativas na área de turismo e gerar novos modelos de negócios são os principais objetivos do Desafio de Inovação – Turismo Inteligente, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira de Operadores Turísticos).

Trata-se de uma competição voltada para o desenvolvimento de novas ideias direcionadas a esse setor e integração de startups com o mercado, em busca de soluções, que visam aumentar a competitividade de um ou mais elos da cadeia de negócios.

“Os pequenos negócios são maioria no setor de turismo, especialmente os meios de hospedagem e produção associada, como gastronomia e artesanato. Com o avanço das tecnologias interativas, a maioria precisa se reposicionar para ser mais competitivo, tendo em vista o perfil dos turistas, cada vez mais exigentes e conectados em rede”, assinala a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Esse cenário, segundo ela, abre oportunidades para startups inovadoras voltadas à prestação de serviços no ecossistema turístico brasileiro.

Ao todo, serão cinco seletivas no país até agosto deste ano. O primeiro evento será realizado em Recife (PE), dia 31 de maio, mas os interessados em participar devem se inscrever até esta quarta-feira (17), no site da Braztoa. Portanto, nesta etapa, o público-alvo são startups da região Nordeste. As demais eliminatórias serão realizadas nas regiões Norte (Manaus – Amazonas, 29/06); Sul (Curitiba – Paraná, 27/07), Centro-Oeste (Rio Quente – Goiás, 08/08) e Sudeste (Belo Horizonte – Minas Gerais, 22/08).

Em cada seletiva, dois projetos serão escolhidos por uma banca julgadora. Os dez selecionados ao final da competição serão convidados a participar da 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os finalistas, as duas melhores soluções de startups serão premiadas com viagens, entre outros benefícios.

De acordo com a organização do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, além do potencial de gerar novos negócios e soluções inovadoras, é uma oportunidade para interação, integração e aprendizado dos participantes e envolvidos.

“Temos um grande potencial turístico a explorar de modo sustentável, para agregar valor aos pequenos negócios, inclusive àqueles que integram cadeias de valor de grandes empresas que atuam nesse setor”, ressalta Heloisa.

Facebook
Twitter
LinkedIn