Iniciativa cria parceria com start-ups para distribuir inovação

Batizado de OpenStartups, programa lançado em 2014 cria parceria com startups para trazer inovação para os diversos setores da economia. Sob o comando da Stefanini –  provedora global de soluções de negócios baseadas em tecnologia -, a iniciativa tem como objetivo gerar negócios a partir da sinergia com essas empresas jovens.

De acordo com Vinicius Fontes, gerente executivo de inovação da Stefanini, um dos desafios da área era ampliar a inovação com o mundo de startups. “A Stefanini é bastante corporativa e a gente precisava aproveitar essa sinergia com as empresas e entender o modelo de negócios delas para fazer isso levando inovação e criando novos modelos de negócios”, afirma Fontes. “Queríamos dar poder para as startups para falar com o mercado, usando a Stefanini como ponte para esse tipo de negociação”, completa o executivo.

A equipe de inovação realizou uma pesquisa com aceleradoras de startups, com fundos de investimento e empresas, que tinham programas corporativos de parceria com elas, para verificar o que faltava para gerar mais valor aos negócios. Foi constatado que a maior parte dos programas de parceria com startups não possuíam foco em vendas para alavancar clientes para estas empresas, além do que boa parte delas não é conhecida no mercado.

“Nosso maior objetivo com o programa era cobrir o gap comercial das startups. Foi então que vimos o potencial para gerar negócios e desenhamos o programa OpenStartups”, conta Fontes.

As soluções oferecidas dependem de cada uma destas empresas, mas atualmente a Stefanini trabalha em conjunto com elas para oferecer serviços voltados a Cloud, E-commerce, Social Media, Varejo, Recursos Humanos, Recursos Financeiros, Big Data e Marketing.

Processo de seleção

O processo de seleção das startups começou no final de 2014 e foi realizado pela própria área de inovação da Stefanini. O primeiro passo foi a realização da inscrição por meio do site openstartups.stefanini.com.

Após 15 dias, a equipe da Stefanini avaliava qual a área de atuação da startup,  o que ela fazia, se o produto dela estava pronto e se já tinha um modelo de negócio definido.

Na primeira etapa, foram cadastradas 51 empresas, sendo que 19 fecharam contrato com a Stefanini. “Queremos que o OpenStartups seja uma plataforma para negócios entre o mundo corporativo e as startups, com intermédio da Stefanini aplicando o conceito de inovação aberta”, conclui Fontes.

A Associação Brasileira de Startups é apoiadora do programa. Além disso, algumas aceleradoras de startups também são parceiras. Para as startups, os benefícios com a parceria são inúmeros:  visibilidade no mercado, pois tem acesso à carteira de clientes da Stefanini, um time comercial que irá contribuir na venda das soluções, possibilidade de utilizar os escritórios da Stefanini, feedbacks de especialistas de mercado e de tecnologias, entre outros.

A próxima fase de seleção será no começo de junho e as inscrições podem ser realizadas pelo site:http://openstartups.stefanini.com

Facebook
Twitter
LinkedIn