Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Inmetro começa campanha nacional de fiscalização de roupas femininas

redacao 08/05/2012
redacao 08/05/2012

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inicia esta semana a Operação Especial do Dia das Mães. Com a chegada da data comemorativa, o instituto fará fiscalização de produtos têxteis de moda feminina em todo país e verificará informações obrigatórias que devem estar incluídas nas etiquetas. A operação é anual e contará com mais de 120 agentes.

A fiscalização dos produtos será feita em lojas de moda feminina e serão verificadas informações como dados do fabricante, indicação de tamanho, país de origem, composição têxtil e cuidados de conservação. Caso os produtos tenham algum tipo de irregularidade, a loja poderá receber multa, que varia de R$100 a R$60 mil, e terá até dez dias para se defender junto ao Inmetro.

De acordo com Marcelo Monteiro, gerente da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade do Inmetro, a etiquetagem é o principal problema. “As informações obrigatórias contidas nas etiquetas podem ajudar na identificação da origem de produtos se, por exemplo, uma pessoa tiver reação alérgica a algum componente”, explicou.

Os institutos de Pesos e Medidas estaduais farão a fiscalização nos estados, enquanto o Inmetro fará no Distrito Federal. Segundo o gerente, na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais, a fiscalização será mais intensa devido à grande quantidade de produtos ofertados. Os consumidores podem apresentar denúncia por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.