Inovação impulsiona desenvolvimento dos pequenos negócios

Presidente do Sebrae, Luiz Barretto, reforça a importância de medidas inovadoras nas micro e pequenas empresas

O crescimento do empreendedorismo no Brasil e a inovação nos pequenos negócios foram os temas abordados pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante apresentação realizada na Maratona PME Valor 2013, nesta segunda-feira (18), em São Paulo. “A inovação é a nova agenda do século 21. É uma meta do Sebrae, que investe hoje 20% do seu orçamento nesse setor”, destacou. Segundo Barretto, 40 milhões de consumidores foram incorporados à classe média nos últimos anos, somando mais de 100 milhões de pessoas.

A inovação pode proporcionar às empresas ganhos de qualidade em produtos, serviços e sistema de gestão, otimizar  e inovar o processo produtivo, eliminar desperdícios e reduzir custos, com a automação  e adoção de práticas sustentáveis. “Quem inova ganha competitividade, produtividade, sustentabilidade e valor agregado”, afirmou o presidente do Sebrae. Para ele, em muitos casos é necessário sensibilizar os empresários para a questão da inovação, dando acesso a serviços tecnológicos, prospecção de práticas vanguardistas e aproximar universidades do mercado.

O Sebrae possui diversos programas voltados para a implementação de práticas inovadoras, como o Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI), Incubadoras, Centro Sebrae de Sustentabilidade, além de parcerias estratégicas. Luiz Barretto ressaltou que, em 2010, o Sebrae contabilizou 40.140 atendimentos com soluções de inovação, número que subiu para 145 mil em 2013. “De 2014 a 2017, a instituição investirá R$ 1 bilhão em projetos e programas de inovação”, complementou. Ele lembrou que o Sebrae subsidia de 80% a 90% do valor dos programas oferecidos aos empresários.

O presidente do Sebrae apresentou  três exemplos de pequenas empresas que adotaram soluções de inovação com apoio do Sebrae.  A Protec Comércio e Serviços, de Recife (Pernambuco), mudou os processos de gestão com a ajuda do Agentes Locais de Inovação. O empreendimento, que fornece peças para manutenção industrial,  aumentou seu faturamento  em 25% e ampliou em 30% o volume de empregos. A Protec ainda venceu o Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Programa ALI de gestão de Inovação.

Outro case apresentado foi o da fábrica de móveis Ômega Design, de São José dos Pinhais (Paraná), que transformou o layout e design da marca com ajuda do Sebraetec. O resultado foi um aumento de 40% no faturamento. Já a indústria alimentícia Sierra Cogumelos, de Biritiba Mirim (São Paulo), também promoveu mudanças com o auxílio do programa. As embalagens dos produtos foram modernizadas, o que proporcionou um crescimento de 30% no faturamento.

A programação da Maratona Valor PME incluiu ainda Laércio Cosentino, presidente da TOTVS, Joesley Mendonça Batista, presidente da J & F Investimentos, Altair Antonio de Souza, diretor Executivo do Bradesco,  Romero Rodrigues, presidente e co-fundador do Buscapé Company, Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil,  Robinson Shiba, presidente do China in Box, entre outros.

Facebook
Twitter
LinkedIn