Inscrições para Maratona de Negócios Sociais são prorrogadas

Foram prorrogadas até 2 de novembro as inscrições para segunda edição da Maratona Sebrae de Negócios Sociais. Promovido pelo Sebrae no Rio de Janeiro, o concurso tem por objetivo selecionar ideias ou projetos voltados à geração de impacto e à transformação da realidade de populações menos favorecidas e capacitar os empreendedores para que tirem essas propostas do papel. Os interessados podem se inscrever pela internet.

Os selecionados, que terão seus nomes divulgados no dia 10 de novembro, passarão por um programa intenso entre 27 e 30 de novembro, com módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria. O programa culmina em uma apresentação (pitch) de seus modelos de negócio para uma banca composta por investidores, aceleradoras, incubadoras e provedores de serviços.

Pode se inscrever qualquer pessoa ou grupo que tenha um negócio social em operação no Rio de Janeiro ou uma ideia que se encaixe nesse conceito. A seleção dos candidatos e a avaliação dos aprovados ao longo do evento serão baseadas em quatro critérios: Perfil Empreendedor; Impacto Social; Viabilidade Comercial e Inovação. Os finalistas concorrerão a prêmios, como acesso a programas de incubação e aceleração, coaching, formações em negócios sociais e empreendedorismo e acesso a espaço de coworking.

Em 2013, a maratona teve 317 inscritos, 52 negócios selecionados e seis vencedores. Um deles, o “Dentista na Favela” está em operação na Vila Cruzeiro (Penha), zona norte do Rio de Janeiro. O projeto tem estuda possibilidades de expansão para outras comunidades e está negociando a internacionalização do produto. O empreendedor inovou ao desenvolver um atendimento com um kit odontológico que pode ser transportado por motoboy. É focado em atendimentos de urgência em áreas de difícil acesso.

Esse ano, a maratona também será realizada em Santa Catarina com negócios sociais desenvolvidos naquele estado. As inscrições estarão abertas pela internet até 12 de novembro e os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 19 desse mesmo mês. Já o evento ocorrerá entre 5 e 7 de dezembro.

Negócios Sociais são empreendimentos onde o foco principal do seu negócio é a solução ou minimização de um problema social ou ambiental. Esse objetivo precisa fazer parte do plano de negócios e trazer lucro para a empresa. Esses empreendimentos também buscam incentivar o consumo responsável e sustentável, sem endividamentos excessivos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn