Inscrições para Mulher de Negócios podem ser feitas pela internet

Ao longo de suas trajetórias, elas se destacam não apenas como empresárias à frente de negócios de sucesso, mas também como pessoas que enfrentaram e superaram grandes obstáculos em sua vida pessoal. Para reconhecer esses talentos, o Sebrae, a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), a Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres promovem o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2008.

As inscrições para a quinta edição do Prêmio já podem ser feitas diretamente no site (http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br) ou nos pontos de atendimento do Sebrae em todo o Brasil até o dia 15 de setembro. As candidatas que preferirem podem levar a ficha de inscrição para casa, preenchê-la e depois enviar o material pelos Correios para o Sebrae de seu estado.

Nas categorias ‘Micro e Pequena Empresa’ e ‘Negócios Coletivos’, o Prêmio Mulher de Negócios acontece em três etapas: Estadual, Regional e Nacional. Vinte candidatas participarão como finalistas do Prêmio em março de 2009, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8). Duas sairão como as vencedoras e ganharão uma viagem internacional de dez dias a um centro de empreendedorismo.

Segundo a coordenadora nacional do Mulher de Negócios, Maria Del Carmen, o prêmio evolui a cada edição e repercute com mais intensidade em seu público-alvo. Na primeira edição, em 2004, houve 700 inscrições. Em 2007, foram 2.187. "Em 2008, esperamos superar essa meta", conta Maria Del Carmen.

Na opinião da coordenadora, o Mulher de Negócios é uma iniciativa que não só reconhece empresárias de sucesso como desperta estas pessoas para a melhoria na gestão. Carmen afirma que esse processo acontece já no momento da inscrição. As candidatas dispõem de até 100 linhas para contar sua história pessoal e profissional. "Ao preencherem a ficha, elas precisam narrar como anda o seu negócio e dentro dos quesitos do regulamento desperta-se a preocupação das participantes sobre uma série de questões como a responsabilidade com o meio ambiente", explica Del Carmen.

A coordenadora nacional do Prêmio Mulher de Negócios assinala que a iniciativa ajuda a melhorar a auto-estima das participantes. Maria Del Carmen conta que os interlocutores nas unidades estaduais do Sebrae, responsáveis pelas inscrições, lhes dão constantes notícias sobre a empolgação das empresárias.

"Aquelas que não chegaram às etapas regional e nacional dizem que estabeleceram como meta atingir estes estágios e, para isso, investem na capacitação, participando de cursos no Sebrae", revela.

Maria Del Carmen reforça a filosofia do Prêmio de reconhecer uma trajetória de vida difícil, de uma mulher que venceu grandes desafios e criou um negócio de sucesso. Ela ressalta a experiência que as participantes irão adquirir e elogia o extremo esforço de quem chega à grande final. "Nós premiamos as duas melhores histórias, mas todas as 20 finalistas são vencedoras", ressalta.

Facebook
Twitter
LinkedIn