IPI maior atinge dez modelos de GM, Ford e VW

Dez modelos de carros importados pela Chevrolet, Ford e Volkswagen terão aumento de 30 pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) por não atingir os 65% de conteúdo nacional ou regional. A Fiat não foi atingida pela medida.

O prazo para que as empresas comprovassem o percentual exigido pelo governo federal terminou ontem. A partir de hoje, aquelas que não se adequaram ao decreto terão de pagar mais para importar os veículos.

Tiguan 2012, um dos modelos da VW que será afetado

Entre os cinco modelos da Volkswagen, o aumento do IPI já impactou em 8,6% o preço do alemão Tiguan. A montadora ainda não definiu os reajustes para os demais modelos — Passat, Passat Variant, Passat CC e TuareG — vindos da Alemanha.

Os modelos Edge (Canadá) e Transit (Turquia), da Ford, também serão importados com imposto maior. Da Chevrolet os modelos atingidos são o esportivo Camaro (Canadá), o Omega (Austrália) e o Malibu (Estados Unidos).

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior não informou ontem quantas empresas protocolaram os comprovantes. A expectativa era que 20 empresas solicitassem a confirmação de nacionalização.

 

URUGUAI

O Ministério da Fazenda deve publicar nesta semana o novo decreto que elevou o IPI com as regras de importação para veículos montados no Uruguai, porém vindos da China e da Coreia do Sul.

O texto vai incorporar as regras já existentes no acordo comercial firmado entre os dois países, de conteúdo regional de, no mínimo, 50%. As empresas inscritas no PIP (Programa de Integração Progressiva) e com percentuais entre 30% e 50% poderão importar segundo as regras.

Facebook
Twitter
LinkedIn