Irmãos alcançam sucesso lançando sites antes de estarem prontos

Lançar protótipos antes de implementar versões completas. Foi o que os irmãos empreendedores Carlos Fertonani, 36, e Luis Fertonani, 40, fizeram para criar os sites Imobox, MuccaShop e Orelha de Livro, exatamente nessa ordem, em um período de 4 anos.

Apostando no conceito de Lean Startups, os sócios lançaram os sites em série a partir do menor investimento possível, permitindo que os erros aconteçam quando o negócio ainda não tem escala. “O segredo é testar logo o projeto, para descobrir o que funciona e o que não. Se ele se comprovar viável, continuamos investindo”, afirma Carlos.

O Imobox estreou na web praticamente sem capital e, com os bons resultados, foi comprado pelo buscador Apontador, em 2010. Para criar o MuccaShop, um dos maiores shoppings virtuais do Brasil, os irmãos convidaram para a sociedade Sandro Baumann, 28, amigo de um amigo que acabara de passar pela Mercedes-Benz, na Alemanha. Estava formado o time com dois administradores (Carlos e Sandro) e um designer (Luis).

O MuccaShop teve investimento inicial de cerca de R$ 1.000. Nos primeiros meses o trio lançou mão de home office, empregos paralelos e reuniões periódicas em um café de Curitiba (PR). Para reduzir os gastos comerciais da startup, disponibilizaram gratuitamente espaços publicitário na página, que hoje chegam a custar R$ 0,40 por clique nas categorias mais buscadas. No início eram três lojas anunciando no site; hoje são mais de 300. “O modelo de negócio escolhido e o fato de ser uma empresa na web possibilitaram o baixo investimento”, conta Baumann.

Novamente, com o sucesso do MuccaShop, os três sócios criaram o Orelha de Livro , uma das maiores redes sociais literárias do Brasil. “O capital que entra nós reinvestimos em melhorias dentro dos próprios sites, ou no lançamento de outros”, comenta Luis. Hoje o time conta com 15 funcionários e um escritório moderno no centro de Curitiba (PR).

O próximo passo dos empreendedores é tornar o marketplace mais interativo e alcançar faturamento de R$ 2 milhões até o final do ano. Daí sairão recursos para outros projetos tão inovadores quanto os primeiros.

Sobre o MuccaShop

É um shopping online que, assim como o tradicional, reúne lojas de segmentos como moda, artigos esportivos, itens automotivos, artigos de decoração, construção, entre outros. Ele redireciona o consumidor à página do produto procurado e o próprio e-commerce o comercializa. As lojas entregam em todo o Brasil. www.muccashop.com.br.

Sobre o Orelha de Livro

Criado no início de 2013 pelo shopping virtual MuccaShop, o Orelha de Livro é uma das únicas redes sociais no Brasil dedicadas ao público leitor. Com quase 200 mil usuários cadastrados, a ideia é conectar pessoas que compartilham o gosto pela leitura. Os participantes podem comentar as obras, escrever resenhas, seguir e interagir com outros usuários, além de compartilhar suas experiências de leitura. www.orelhadelivro.com.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn