Jovem se torna proprietário da empresa onde conseguiu o seu primeiro emprego

A maior parte dos jovens deseja empreender, mas poucos se tornam empreendedores de fato. João Paulo Gonçalves mostra que com ele foi diferente

Redação 17/01/2018
João Paulo Gonçalves - CEO da Lista Mais
Redação 17/01/2018

João Paulo Gonçalves, 33 anos, diretor da Lista Mais – plataforma que conecta negócios locais a potenciais clientes -, faz parte da pequena parcela de jovens, que conseguiu realizar o sonho de ter o próprio negócio. O empresário tem uma história inusitada, pois se tornou o proprietário da empresa onde conseguiu o seu primeiro emprego, como estagiário. A oportunidade vivenciada pelo empreendedor da Lista Mais é diferente do que acontece com a maior parte dos jovens brasileiros, pois segundo a pesquisa da Fundação Estudar, 53,5% dos entrevistados afirmaram que não trabalharam em lugares com oportunidades intraempreendedoras.

O conhecimento nas áreas de tecnologia e gestão de negócios foi essencial para que João Paulo, que graduou-se em Sistemas de Informação e cursou MBA em Gestão Empresarial, pudesse chegar ao cargo de CEO e comprar uma parte da empresa. “Ao longo dos anos eu fui conhecendo cada departamento da organização, pois fui responsável por reestruturá-los, além de implementar diversos sistemas na Lista Mais”, conta. João Paulo passou pelos cargos de estagiário, analista de sistemas, gerente financeiro e, por fim, sócio e CEO do negócio, e foi responsável por levar a empresa para o mundo digital.

A oportunidade de empreender apareceu quando uma sócia da empresa decidiu vender sua parte no negócio, que naquela época estava em uma situação um pouco complicada. “Eu conhecia muito bem a empresa, sabia o que precisaríamos mudar para que ela alcançasse todo o seu potencial”, comenta o empresário. O então colaborador fez uma proposta audaciosa, de pagar R$ 100 mil inicialmente, e mais R$ 300 mil parcelados ao longo de anos.

A estratégia deu certo, com as mudanças que João Paulo realizou, a empresa começou a ganhar fôlego e a apresentar uma rentabilidade alta, com taxa de crescimento anual de aproximadamente 20%. Com o advento da internet, em 2010, a empresa passou a operar também no mundo digital, oferecendo uma plataforma completa para a comunicação de empresas e clientes.

Atualmente a empresa conta com mais de 3 mil clientes e três unidades próprias em Presidente Prudente, Araçatuba e em Birigui (SP), faturou R$ 6,6 milhões em 2016 e movimentou R$ 7 milhões, no ano passado.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.