Juros altos tiram mais pessoas do financiamento em 2008

Segundo pesquisa da Fecomércio-RJ, encomendada à Ipsos Public Affairs, sobre a situação do crédito no Brasil sob o ponto vista do consumidor, mais pessoas preferiram comprar à vista, em 2008, em relação ao ano passado, por conta dos juros altos.

Entre os que não estavam pagando algum tipo de financiamento, os juros altos foi o motivo principal ou um dos motivos para o não parcelamento, com 16% das menções. Em 2007, a alternativa recebeu apenas 8% das lembranças.

A razão mais citada pelos entrevistados foi "porque só compro à vista", com 42% das respostas, seguida pela alternativa "Já tive, mas no momento não tenho nenhum", 31%. O fato do valor financiado ficar maior do que o à vista recebeu apenas 8% das menções.

Juros
De acordo com dados preliminares de agosto do Banco Central, até o último dia 13, as taxas de juros no País continuavam altas, passando de 39,4% para 40% para pessoas físicas e de 51,4% para 51,9% às jurídicas.

Segundo avaliação do chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, os motivos que levam ao encarecimento seriam o aumento dos custos de operação de recursos pelas instituições financeiras e a alta do spread (diferença entre custo de captação e taxa cobrada do cliente).

Facebook
Twitter
LinkedIn