Leads de internet são boa opção para micro e pequenas obterem clientes com retorno garantido

Para aumentar as vendas, as pequenas empresas dispõem dos leads de internet, uma boa saída para obter clientes com retorno garantido

De acordo com levantamento do Sebrae, metade das pequenas empresas brasileiras ainda não é informatizada e está por fora das oportunidades de negócios geradas pela web – um mercado que movimenta cerca de R$ 14,3 bilhões, segundo estimativa da empresa e-bit, especializada em comércio eletrônico.

Uma das ferramentas on-line já disponíveis no mercado brasileiro para pequenas empresas é o lead. Por meio de campanhas de divulgação em sites, mecanismos de busca, comunidades sociais, redes de afiliados, e-mail marketing e classificados web, é possível fazer uma ponte certeira entre a empresa que quer vender e o consumidor decidido a comprar. “A geração de leads é uma das formas mais rápidas e certeiras para conquistar novos clientes. Pesquisas mostram que o retorno é muito maior que mídias tradicionais, como TV, jornais, mala direta, etc. O retorno também é muito superior a outros tipos de mídia on line, como banners ou e-mail marketing”, diz Caio Balieiro, diretor de operações da empresa Vendedoor.

Leads nada mais são do que informações detalhadas desses consumidores. Até pouco tempo, o mercado só dispunha de ferramentas menos precisas, como a mala direta, para chegar ao consumidor. “No exterior, a geração de leads para pequenas empresas já é uma realidade. No Brasil, as que já utilizam leads percebem a cada dia a importância dessa ferramenta para seu trabalho, pois é visível o incremento de vendas que ela proporciona e a assertividade na prospecção”, explica Roni Hajnal, executivo à frente do departamento comercial da Vendedoor, que atualmente vende leads para cerca de 200 pequenos negócios, como revendas de celular e empresas de plano de saúde, consórcio e monitoramento.

Após o primeiro contato com o potencial consumidor, a Vendedoor qualifica as informações. Nesse processo, leads que não se enquadrem no perfil são descartados; os demais são enviados rapidamente ao cliente, que se encarrega de realizar a venda.

Além de facilitar a venda, o lead também é um incentivo ao crescimento. A Vendedoor alinha seu trabalho de inteligência para que o cliente receba um fluxo de leads adequado à sua estrutura. Mas quem gosta de enviar contatos de clientes certos para a concorrência? “Existe uma pergunta simples que força o cliente a se tornar mais agressivo: ‘posso mandar o excedente dos leads para outra empresa?’ Diante disso, todos buscam se adequar à demanda do público captado pela Vendedoor”, diz Hajnal.

Primeiro na busca

Outro facilitador de negócio on-line e interessante aos pequenos empresários é o link patrocinado. Por meio dessa ferramenta, o cliente passa a aparecer com destaque nas pesquisas feitas na web. “Os links patrocinados permitem à empresa divulgar seus produtos e serviços através da internet de forma muito mais abrangente e a menores custos do que qualquer outra mídia tradicional”, explica Hajnal. Além disso, empresas com atuação regional podem melhorar a divulgação de seus produtos e serviços, já que em muitas cidades do país há falta de veículos locais de imprensa.

Facebook
Twitter
LinkedIn