Lições do futebol para a vida financeira

Por estar ministrando um workshop no dia 18 de dezembro, domingo, não pude assistir à final do campeonato mundial interclubes de futebol – Santos x Barcelona. Já no coffee break, fiquei sabendo do 4 x 0 para o Barcelona. Meu primeiro pensamento foi: ‘Sabia que seria difícil para o Santos, mas nunca me passou pela cabeça que seria tão fácil para o Barça’.

Não sou santista, mas sou fã do futebol bem jogado. E por conta de meu gosto pelo futebol assisti ao vídeo já tarde da noite e não me surpreendi com o que vi.

Todos os dias vejo um pequeno grupo de pessoas fazer com seu dinheiro o que o Barcelona faz com a bola, enquanto as demais equipes fazem com a bola o que a maior parte das pessoas faz com o dinheiro. Em poucas palavras, e parafraseando um trecho do hino do clube, o Santos deu a bola e o Barcelona a guardou. Esta é a primeira lição do futebol sobre dinheiro: se você não tiver posse de seu dinheiro, alguém se apossará dele. O Barcelona teve 71% de posse de bola na partida.

Mas a posse de bola por si só não é garantia de partida ganha, pois o craque do time adversário pode fazer toda a diferença e desequilibrar uma partida, assim como apostar somente no craque do seu time para ganhar a partida pode não trazer o resultado esperado.

No campo das finanças, isso pode se traduzir na esperança dos que jogam em loterias como forma de afastar para sempre as mazelas financeiras de sua vida e de ter, finalmente, uma vida mais feliz e equilibrada sem preocupações com contas a serem pagas.

O enriquecimento não é uma partida e a vida está longe de ser um campeonato, mas a disciplina tática, mostrada na cautela e na cadência de insistentes passes, mostra que a paciência é uma virtude dos fortes e vencedores. Assim como sabemos que há Natal, aniversários, IPVA e outros eventos todos os anos em nossas vidas que consumirão recursos, qualquer equipe de futebol sabe que uma partida tem dois tempos de 45 minutos e que basta um gol a mais que o adversário para ser o vencedor.

Planejar-se e treinar para ter a posse de bola diminui as chances de se tomar um gol – se você não toma gol, está somente a um único gol da vitória. Perceba como isso significa estar perto da vitória. Se você não toma gol, o tempo fica a seu favor. Vamos tocar a bola de forma congruente e consistente, pois o espaço chega e o gol também.

Se você tem o domínio de seu dinheiro, também estará mais perto de seu enriquecimento e de seu milhão a cada dia. No entanto, se o dinheiro é transformado em objetos que você não precisa e compra só para mostrar que é um \"craque\" da aparência, ficará mais distante do seu sonhado milhão e o tempo passará a ser muito problemático.

Quando falamos de orçamento doméstico e de envolver toda a família em um objetivo comum, também é possível fazer analogia entre futebol e dinheiro. E para isso, cito uma afirmação bem comum sobre o craque do time Barcelona: \"Messi é a estrela e todos jogam para ele\".

No jogo final do campeonato mundial interclubes de futebol, não vi isso. Vi toda a equipe jogando pelo bem comum. Inclusive zagueiros fazendo falta em Neymar quando este ameaçou entrar sozinho na área. Assim deve jogar a família, sendo aguerrida na defesa do dinheiro para que todos tenham mais todos os dias e não depender das firulas de um eventual craque que pode se cansar ou mesmo ter que parar de jogar.

Atuando em equipe e tendo o domínio do dinheiro, tendo congruência e consistência nos investimentos será muito difícil que sua riqueza seja tomada pelo consumismo tolo. Mais importante, será impressionantemente fácil golear nas finanças pessoais e ter um artilheiro na conta bancária.

Facebook
Twitter
LinkedIn