Livro dá dicas para gerenciar melhor o tempo

A vida atribulada tem levado muitas pessoas a situações de estresse pelo mal uso do tempo. A vida mesmo simples pode ser complicada. Trânsito, demandas do trabalho, muitos compromissos, incapacidade de definir prioridades, tudo isso, somado a pressões domésticas como levar os filhos na escola ou ter tempo para seu cônjuge, colocam a administração eficaz do tempo como uma das prioridades de nossa época.

No livro “Quer ter mais tempo?”, de Ricardo Alves, os leitores são levados a uma trajetória de 30 dias de exercícios que ajudam a desenvolver a competência da gestão do tempo. Segundo o autor, que é mestre em Administração de Empresas e professor universitário, vivemos em uma época onde as pessoas lidam com o tempo de forma desestruturada, o que fatalmente leva a desperdícios e estresse:

“O que procuro mostrar às pessoas é que tempo não é dinheiro, mas é vida. Assim como usamos o tempo, usamos a vida. Por essa razão, lidar bem com o tempo significa ter uma vida melhor. Mas as pessoas encaram o seu dia a dia sem nenhum planejamento, muitas vezes fazendo coisas pouco importantes quando deveriam fazer outras coisas. Tudo isso porque falta planejar o que é relevante e o que pode ser feito depois”, explica Alves.

Planejar – De fato, o brasileiro é conhecido por planejar pouco, nem a procura de um novo emprego, as férias ou principalmente o seu dia a dia. O livro “Quer ter mais tempo?” oferece várias planilhas que ajudam as pessoas a priorizar suas atividades, bem como avaliar quais foram alcançadas e quais não foram alcançadas. Além disso, o livro promove uma série de exercícios reflexivos que ajudam o leitor a avaliar o que é mais importante para ele.

Segundo Alves, ao praticar a administração do tempo com eficácia, a pessoa reduz o estresse decorrente de cobranças por coisas não realizadas na vida pessoal ou na vida profissional:

“Quando planejamos, priorizamos e realizamos o que é mais importante, nossas vidas pessoal e profissional se tornam muito mais efetivas e os resultados aparecem. Isso muda tudo, uma vez que conquistamos mais resultados e diminuímos o estresse. É tudo o que o homem moderno mais ambiciona”, assinala Alves.

Facebook
Twitter
LinkedIn