Lula: ‘inflação não deslanchou’ e está sob controle

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu programa semanal de rádio, afirmou hoje que o governo está controlando a inflação. "Se nós continuarmos trabalhando com a seriedade que estamos trabalhando, se nós continuarmos controlando a inflação como estamos controlando, e é importante lembrar que nesse momento em que o mundo inteiro vive um processo inflacionário por conta dos alimentos, o Brasil é o principal país no mundo em que a inflação não deslanchou".

"A inflação continua sob controle, está dentro das metas estabelecidas pelo governo e vamos continuar fazendo com que a inflação seja controlada, porque se ela não for controlada, quem perde é o Brasil. Por isso, nós estamos vivendo esse momento importante, nós queremos aumentar a produção de alimentos, aumentar a produção de carne, aumentar a produção de leite, aumentar a produção de feijão, aumentar a produção de arroz, porque quanto mais a gente produzir, mais a gente vai ter segurança alimentar, mais a gente vai poder ter os preços de acordo com aquilo que é o preço justo e mais a gente vai ter alimento para exportar para o mundo que precisa comprar alimento e o Brasil, nessa situação, se apresenta como o principal país para produzir alimentos no mundo", disse Lula no programa de rádio.

Emprego

O presidente lembrou que neste ano, até maio, foram criados mais de 1 milhão de empregos formais e que agora o governo está preocupado com a formação profissional dos jovens. "Vamos contribuir para a formação profissional, a qualificação da nossa juventude, porque o mercado está, cada vez mais, exigindo bons profissionais", disse Lula.

Questionado se o crescimento dos empregos formais poderia melhorar as contas da Previdência Social, o presidente Lula explicou que a melhora do emprego causada pelo crescimento econômico "melhora tudo". "Na verdade, melhora o salário, porque os trabalhadores em época de crescimento econômico podem fazer negociações coletivas com os seus empresários, com vantagens. A segunda coisa é que ganha o Brasil, porque na medida em que o povo começa a ganhar mais salário, o povo começa também a arrumar sua vida. Vai comprar mais geladeira, vai comprar mais televisores, vai comprar mais sapato, vai comprar mais comida, vai reformar sua casa, vai comprar sua casa."

Facebook
Twitter
LinkedIn