Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Lula sanciona ampliação da licença-maternidade na próxima semana

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

Na próxima semana o presidente Luiz Inácio Lula vai sancionar a lei que amplia de quatro para seis meses o prazo da licença-maternidade. A informação é da secretária Especial de Política para Mulheres, ministra Nilcéa Freire.

“A nossa nota técnica [preparada pela secretaria sobre o tema] estará pronta no início da semana que vem para encaminhar ao presidente, e ele deve sancionar imediatamente”, disse Nilcéa.

O texto mostra, segundo a ministra, que é preciso incentivar a maternidade, pois a taxa de fecundidade no país já está abaixo do nível de reposição.

“Se não houver apoio às mulheres no sentido de que elas possam exerce o direito a maternidade e ao mesmo tempo o direito a uma inserção plena no mercado de trabalho, poderemos chegar a situação de alguns países da Europa que precisaram ter incentivo à maternidade para não encolher”, explicou.

De acordo com a proposta, as empresas poderão, voluntariamente, conceder licença maternidade de 180 dias. Em  compensação, terão o direito de descontar no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica o valor integral dos salários pagos à trabalhadora pelos dois meses a mais que ela ficar cuidando do filho recém-nascido.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.