Maior usina de biodiesel de Portugal usará grãos do Brasil

Um consórcio português está se preparando para construir a maior usina de biodiesel do país, com 90 por cento da matéria-prima, principalmente soja e girassol, proveniente de Brasil, Angola e Moçambique.

A refinaria deve entrar em operação em 2010 e terá uma capacidade anual de 250 mil toneladas, de acordo com um acionista.

Pedro Sampaio Nunes disse que o restante da matéria-prima utilizada virá de Portugal, e pode ser soja, colza e palma.

"Vamos começar a construir em outubro deste ano, se tudo der certo", disse Nunes. "O investimento será de cerca de 100 milhões de euros (156,9 milhões de dólares) e a refinaria começará a operar no final de 2009 ou início de 2010".

O consórcio, conhecido como GreenCyber, é de propriedade da construtora Hagen (58 por cento), investidores individuais como Sampaio Nunes (30 por cento) e do banco Efisa (12 por cento).

A refinaria será construída no porto de Sines, ao sul de Portugal, de onde o biodiesel pode ser exportado e com fácil acesso para estradas e ferrovias que ligam o país à Espanha.

A refinaria tentará se aproveitar do objetivo do governo de reduzir a dependência do petróleo, além de cumprir a meta de mistura de 10 por cento no diesel até 2010, ou 600 mil toneladas por ano.

Nunes afirmou que a refinaria poderá facilmente ampliar a capacidade. "Nossa instalação nos permite facilmente triplicar nossa capacidade, o que acredito que irá acontecer nos próximos 10 anos", disse ele.

Atualmente Portugal tem quatro refinarias de biodiesel, produzindo um total de 500 mil toneladas por ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn