Mais da metade da população brasileira não possui dívidas, aponta Ipea

A região Centro-Oeste foi a que apresentou a maior taxa de famílias que não possuem dívidas

No mês de maio, o resultado da percepção das famílias brasileiras quanto ao endividamento manteve-se praticamente inalterado em relação ao mês anterior, com 8,5% considerando-se muito endividados e 51,6% afirmando não possuir dívidas.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), através do IEF (Índice de Expectativa das Famílias).

Ainda de acordo com o estudo, aproximadamente 48,4% dos brasileiros têm dívidas, sendo que 8,5% estão muito endividados, 20,3% estão mais ou menos endividados e 19,6% estão pouco endividados. A região Centro-Oeste foi a que apresentou a maior taxa de famílias que não possuem dívidas, de 76,8% (frente aos 82,81% registrados em abril). Por sua vez, o Sudeste fica em segundo lugar, com taxa de 61,7%.

Capacidade de pagamento de contas

Segundo o estudo, cerca de 14,7% das famílias brasileiras afirmam que terão condições de quitar totalmente suas dívidas e 41,7% reconhecem que poderão quitá-las parcialmente. Já a parcela das famílias que responderam a pesquisa informando que não terão condições de pagar suas dívidas foi de 41,3%.

A região Norte foi o local onde a taxa de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas esteve mais alta, com 54,2%, mesmo número apresentado no mês anterior e seguido pelo Sudeste, com 44,8%.

Empréstimos

Considerando o Brasil inteiro, 6,75% das famílias mostraram estar dispostas a tomar empréstimos ou financiamento com o objetivo de adquirir algum bem nos próximos três meses. A parcela foi praticamente a mesma registrada em abril. Neste quesito, o Nordeste foi a região com maior taxa, de 9,77%.

O Norte, por sua vez, foi a região que apresentou a menor taxa, com 2%, seguido do Sul e Centro-Oeste, com 4,32% e 6,32, respectivamente.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn