Manual ajuda produtores a cumprir exigências do mercado

Documento é resultado de cooperação entre instituições do Brasil e Estados Unidos

Elaborado para atender às exigências de importação do mercado norte-americano, será lançado nesta quarta-feira (28), em Petrolina (PE), o Manual de práticas para o melhor manejo pós-colheita da manga. O documento é fruto de cooperação entre profissionais do Brasil e dos Estados Unidos e foi desenvolvido com base em informações compiladas durante projeto de pesquisa patrocinado pelo órgão norte-americano National Mango Board (NMB) entre os anos de 2007 e 2009.

Para elaborar o material, a entidade teve a colaboração de diversos parceiros, como universidades, e tomou por base as exigências de importação dos EUA. Já disponível nos idiomas inglês e espanhol, o trabalho ganha versão em português graças à iniciativa do Sebrae, com a proposta de também atender ao mercado nacional. A criação do material aconteceu durante encontro na edição 2010 da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). Participaram do trabalho o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sebrae Nacional, a unidade da instituição em Pernambuco, a National Mango Board, a Embrapa e outras entidades.

O resultado está nas 2 mil cópias produzidas – das quais 500 serão disponibilizadas para o público-alvo do projeto de Fruticultura Irrigada e Horticultura desenvolvido pelo Sebrae em Pernambuco no Vale do São Francisco. Após o lançamento, a obra ficará disponível para download gratuito neste endereço.

O National Mango Board é um programa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos cujas operações tiveram início no ano de 2006. Tem a missão de aumentar o consumo de mangas no país por meio da realização de pesquisas e promoções. Sua diretoria reúne 18 membros, dos quais um é brasileiro.

Anualmente, a entidade organiza três reuniões de seu conselho diretor, sendo uma delas em um dos principais países produtores de manga no mundo que exportam para os EUA, a exemplo da que será feita em Petrolina. O lançamento do Manual terá a participação de membros do Sebrae Nacional, de suas representações em Pernambuco e Bahia, de representantes do National Mango Board, entre outros parceiros e produtores da fruta na região.

Um dia antes (27), integrantes do Mango Board participam de visita a uma fazenda onde se cultiva manga, em Petrolina, e que exporta para os Estados Unidos. Estima-se que haja 3 mil produtores dessa fruta no Vale do São Francisco.

Facebook
Twitter
LinkedIn