Marca de malhas para esporte planeja crescer 20% e prova que mercado volta a aquecer

Presente em mais de 13 países em três continentes, a Texneo quer ampliar sua atuação na América do Sul, Estados Unidos, Europa e África do Sul

Redação 12/03/2018
Redação 12/03/2018

Após uma retração comercial, o Brasil aos poucos retoma intensa movimentação econômica. Para a indústria têxtil catarinense, um dos maiores polos do país, a crise se trata de um passado distante e o setor já planeja grandes índices de crescimento para 2018. Um exemplo é a marca Texneo, de Indaial (SC), fornecedora de malhas específicas para o mercado sportswear, beachwear e underwear, que estima um crescimento acima de 20% no faturamento total do ano. Presente em mais de 13 países em três continentes, a Texneo foca os trabalhos de 2018 para ampliar sua atuação no exterior.

Dentre os principais objetivos da marca, há a expansão das vendas para o mercado Europeu, tendo como ponto de partida Portugal, França e Espanha. Outro mercado com forte papel no plano de internacionalização da Texneo será a África do Sul, país considerado um dos principais ascendentes na indústria e comércio de matérias têxteis e ainda pouco explorado pela concorrência do segmento de atuação da empresa. “Nosso resultado de 2017 foi excelente, estamos crescendo, abrindo negócios e investindo em atributos de qualidade e tecnologia para nosso mix de produtos, que hoje é o mais completo do mercado. Queremos fortalecer a marca fora do Brasil e, por isso, estamos direcionando nossos esforços para alcançar um crescimento de 29% neste ano no Exterior” afirma o diretor-presidente da Texneo, Ricardo Axt.

A abertura de novos mercados se tornou ainda mais viável pela expansão na comercialização de malhas consideradas de alta performance e tecnologia. Para atingir as metas, a Texneo realiza a contratação de novos representantes e coordenadores de exportação e incentiva o aprimoramento do conhecimento dos integrantes da equipe. Somente em 2017 foram geradas mais de 20 novas vagas, sendo que destas, 74% foram destinadas para atender o mercado externo. Além disso, a empresa também investe em material gráfico e informativo nos idiomas inglês e espanhol.

No início de 2018 a Texneo conquistou outro grande requisito para sua inserção no Exterior. A marca foi certificada com o selo Oeko-Tex Standard 100, que avalia desde a matéria-prima até o produto final e garante se a produção segue critérios internacionais de segurança e saúde. Emitida pela Internacional OEKO-TEX ® Association, a certificação é válida em mais de 60 países e é considerada imprescindível para as empresas iniciarem a atuação na Europa.

Ação nacional

A marca também investiu no novo showroom, localizado em São Paulo, espaço que funciona como uma vitrine para apresentar novidades em linhas de produtos. A Texneo acredita que a estratégia reforça a presença no mercado nacional. “A empresa está preparada para atingir o crescimento projetado, inclusive com a recente aquisição de novos maquinários, ampliando assim a oferta de produção para dar respaldo ao aumento de vendas tanto no Brasil quanto no Exterior”.

 

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