5 dicas para construir sua marca pessoal

Especialista da Woli, empresa especializada em ensino corporativo à distância, aponta as principais técnicas de personal branding para incorporar à sua carreira

Redação 15/01/2018
Redação 15/01/2018

Branding é um termo que trata a respeito da composição e gerenciamento de marcas. A ideia de “personal branding” é trazer esse conceito para a imagem pessoal de cada profissional. Com atitudes práticas é possível melhorar a forma como o mercado te enxerga para se destacar profissionalmente e gerar valor para sua carreira.

Sara Ferreira, especialista em pedagogia empresarial da Woli, empresa especializada em educação corporativa à distância, preparou algumas dicas que auxiliam na criação do personal branding.

Identifique o objetivo: Não se preocupe com a sua área de atuação, todas as pessoas possuem uma marca pessoal. O importante é estar focado em seu objetivo específico. Descubra quais são seus pontos fortes e o que você faz de melhor. No caso de um nutricionista, por exemplo, o objetivo dele pode estar ligado a ser reconhecido como um profissional da área esportiva ou especialista em dietas veganas.

Atenção às atitudes: Seja no trabalho, em casa, em meio aos amigos ou nas redes sociais, suas atitudes podem acarretar tanto a valorização de sua imagem, quanto na depreciação da mesma. O que você faz gera uma experiência e uma percepção para quem está à sua volta.

Imagem pessoal: dedique um tempo para observar sua aparência física. Importante manter o asseio com corpo, cabelos e roupas. Em caso de dúvidas sobre a vestimenta, aposte nas opções formais. Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras.

Pratique o networking: Vivemos em sociedade e sempre precisamos uns dos outros. Vale não pertencer a apenas um grupo. Construa diferentes redes de relacionamentos. Eventos, cursos, academias e até mesmo os grupos e fóruns nas redes sociais são ótimos locais para praticar o networking.

Seja você mesmo: o personal branding envolve mais do que ter competências técnicas ou uma imagem profissional confiável. Na verdade, a grande chave desse conceito é fazer com que as pessoas percebam e desejem tê-lo por perto. É uma forma de destacar o que existe de melhor em você e não criar um personagem. Trabalhe seus valores, suas competências e suas características pessoais. Irá se surpreender com o resultado!

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.