Marketing digital para pequenas e micro empresas

redacao 29/04/2011
redacao 29/04/2011

Estudos indicam que os investimentos publicitários na internet devem crescer este ano e nos próximos. Grandes empresas estão alocando verbas cada vez maiores à medida que as ferramentas e estratégias estão se tornando populares e consistentes.

Mas como as pequenas empresas ou com verbas modestas podem melhorar sua presença digital para também aproveitar as oportunidades que as novas mídias trazem para os negócios? Aqui reúno algumas informações e incentivo às pequenas empresas (seus proprietários e funcionários) para tirarem o máximo proveito das ferramentas digitais.

Comece devagar – De nada adianta colocar todas as fichas para anunciar na internet sem um profundo conhecimento dos hábitos de seu público alvo e se o meio digital é o mais adequando para falar com esse público. Colocar “a carroça na frente dos bois” apenas para seguir a onda pode fazer sua empresa perder dinheiro.

Mensure – Mesmo que o investimento seja modesto e sua empresa não tenha recursos para investir em ferramentas de medição caras compradas de grandes institutos, é possível começar pequeno, utilizando ferramentas do Google, relatórios de visitas de seu site ou blog. Para melhorar a análise, quanto mais integradas forem as ferramentas, melhor. Saiba quem e como se comporta o público que entra em contato com você ao mesmo tempo em que têm em mãos os meios onde ele está interagindo para melhorar a presença digital de sua marca.

Monitore – Saiba o que estão falando de sua empresa, mercado e concorrentes. Sua empresa deve estar atenta para atender as solicitações, dúvidas e reclamações em tempo real. Além do que, monitorar trás dados que podem ajudar a empresa a melhorar e até produzir produtos através de sugestões dos consumidores.

Segmente as pessoas e as ferramentas – Para cada etapa do processo de compra, quando se tem um conhecimento dos hábitos do seu público, deve-se utilizar estratégias e ferramenta que vão ao encontro aos hábitos do público alvo. O consumidor precisa ter suporte da empresa desde a compra até o pós-venda e as ferramentas que sua marca usa em cada uma dessas etapas garantem o sucesso dessa interação.

Se atualize – É comum entrar em perfis de empresas e perceber que estão publicando assuntos da semana passada. Nas redes sociais os consumidores querem respostas e conteúdo atualizado e em sintonia com discussões e debates atuais dos quais gosta de participar.

Não fale somente da marca – Publique conteúdo interessante para seu público alvo e mercado em geral, mostre através de vídeos, artigos, apresentações, cursos online, Formspring (FAQ), que sua empresa tem capacidade de, além de produzir um ótimo produto, colaborar com o enriquecimento do conhecimento de todos os envolvidos.

Integre as equipes e dê respostas ao consumidor – Muitas reclamações que surgem na internet ocorrem porque o consumidor foi mal atendido em outros canais de contato com empresa. Por isso, integre sua equipe para que nenhum cliente fique sem resposta ou que qualquer comentário na rede tome proporções absurdas por falta de ação de sua equipe.

Treine sua equipe – Quando se fala em cursos as empresas já pensam em custo, mas a quantidade de material online sobre as mais diversas ferramentas é enorme. Apresentações, vídeos e tutoriais possuem um rico material para você e seus funcionários treinarem para melhorar cada vez mais a interação com o público na internet. Isso não quer dizer que todos sairão programando e criando layouts para a web – para isso contrate profissionais – mas sua equipe conhecer o processo e o básico do uso dessas ferramentas é importante para o sucesso da campanha.

Não acredite na “morte” das ferramentas – Muitas pessoas decretam a morte de algumas ferramentas, como e-mail marketing, Orkut e até mesmo o blog. Independente das mudanças ocorridas com o surgimento de novas redes sociais e sites, sua empresa deverá conhecer o público alvo, onde ele interage para fazer suas campanhas. Essas ferramentas citadas podem sim fazer a diferença em uma campanha, não de forma isolada, mas como apoio, caso sejam pertinentes para seu público, conteúdo e etapa de implantação do projeto.

As empresas que querem ter sucesso nas estratégias digitais têm muitos desafios e um longo caminho pela frente. Por isso, é importante aperfeiçoar as equipes para atender o consumidor que passa cada vez mais tempo na internet e quer ter suas necessidades atendidas também no meio digital.

Geraldo Franca é analista de marketing da dBrain, agência especializada em marketing de canais. www.dbrain.com.br

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.