Marketing one to one é estratégia para chegar ao consumidor on-line

redacao 25/09/2012
redacao 25/09/2012

O uso das lojas virtuais como ferramenta de vendas já está popularizado no Brasil, em especial em razão da assertividade e por propiciarem uma redução significativa de custos, como com estoques e infraestrutura. Com o aumento significativo do uso da internet como ferramenta de consumo, não apenas para efetuar a compra, mas também como ferramenta de suporte à decisão da compra, os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes no que diz respeito a compras no ambiente on-line. “Os consumidores têm usado a internet para pesquisar preços, conhecer produtos, buscar informações da reputação das empresas, reclamações etc.”, explica José Patriota, especialista em e-commerce da eWave do Brasil.

Dessa forma, surge uma espécie de 2ª geração das lojas virtuais, mais completas e inteligentes, o que é a grande tendência em e-commerce. “Essas plataformas possibilitam, entre outras coisas, a personalização da venda”, conta José Patriota.  O chamado marketing one to one é usado como solução para as empresas enfrentarem essa acirrada concorrência. Aqui, cada cliente é tratado como único, suas preferências e seu comportamento on-line são usados para identificar quais produtos e serviços está interessado. “As visualizações dos consumidores são mapeadas, mesmo sem a conclusão da compra, pois isso revela um desejo do consumidor. Assim, é possível oferecer posteriormente o produto desejado com um desconto personalizado, por exemplo.”

A venda combinada também é uma estratégia de inteligência que vem trazendo resultados para as empresas. No momento da compra, o sistema oferta produtos similares com os dizeres “Pessoas que compraram esse produto também compraram esses…”, ajudando a concretizar a venda com um produto que atenda melhor às necessidades deste cliente. “Alguns sites de compra como os das marcas de roupas Hollister e Abercrombie usam sistemas inteligentes de personalização desde o primeiro clique. Eles alteram a disposição das peças de roupa, o layout do site e a forma de apresentação das ofertas, como se fossem vitrines especializadas para cada perfil de consumidor”, exemplifica Patriota.

A adaptação da experiência de compra para os diferentes dispositivos também é uma preocupação do marketing one to one. “Dessa forma, mantêm-se a identidade visual e possibilita-se ao consumidor a unificação de uma venda em diversos dispositivos, ou seja, ele pode iniciar uma pesquisa de compra em casa, utilizando um notebook ou um PC e, de  repente, caso precise mudar de dispositivo, ele pode continuar do seu ipad do exato momento onde parou. Caso ele saia de casa, nada impede, ainda, que ele conclua a compra através do smartphone”, ressalta. 

Sobre a eWave

A eWave é uma empresa provedora de soluções de software especialista em desenvolvimento e implementação de sistemas de informação, integração de sistemas e implantação de soluções de software IBM. Fundada em 1999, a eWave tem sede em Israel e operações nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. No Brasil, atua desde 2006 e possui escritórios em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

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