Mastercard lança serviço em que chip do celular vira cartão

Aposta da bandeira para pagamentos por telefone móvel concorre com o Oi Paggo, serviço da Oi, Cielo e Banco do Brasil

Já pensou pedir uma pizza e não ter de juntar moedinhas em casa para completar o valor ou pedir para o entregador trazer a máquina do seu cartão? Ou então entrar em um táxi e não se preocupar se o motorista tem troco para R$ 50? Um novo serviço da Mastercard permitirá que esses problemas sejam resolvidos pelo celular: trata-se de uma plataforma de pagamento por telefonia móvel pela qual o cliente tem no chip de seu aparelho as informações dos cartões de crédito e débito, acessíveis por meio de um menu de navegação.

O serviço da Mastercard é fruto de uma parceria com o Itaú, a Redecard e a Vivo – o projeto será implantado aos poucos, a partir do início do ano que vem, e terá uma fase piloto em São José dos Campos, município paulista de pouco mais de 600 mil habitantes. O Itaú vai cadastrar clientes, enquanto a Redecard fará o credenciamento dos estabelecimentos que aceitarão o meio de pagamento. O sistema da Mastercard também permitirá que o cliente use cartões de crédito ou débito para recarregar os créditos do celular.

Com o lançamento da plataforma da Mastercard, o mercado brasileiro viverá uma competição de dois modelos diferentes de pagamento via telefone móvel. Apesar de anunciado há dois meses, o sistema desenvolvido em parceria entre Banco do Brasil, Cielo e Oi só ganhará escala a partir de meados de 2011. Além de permitir que o cliente deixe o cartão em casa, se assim preferir, os projetos têm o objetivo comum de popularizar o pagamento com cartão em operações de pequeno valor nas quais o plástico ainda é pouco usado, como feiras, vendas de porta em porta, pequenos serviços e delivery.

Como funciona

Para usar o sistema da Mastercard, o cliente terá de substituir o chip do celular, usando um modelo com a tecnologia de pagamento já embutida. O acesso se dará em um menu que funciona tanto em smartphones quanto em aparelhos comuns. Por segurança, o usuário terá de informar a senha do cartão e também um código específico para o serviço. Para fazer o pagamento, o cliente informa o número de um estabelecimento cadastrado no serviço e o valor da operação – as compras são confirmadas por SMS.

Inicialmente, tanto os usuários convidados pelo Itaú para a fase de testes quanto os comerciantes cadastrados pela Redecard receberão gratuitamente os chips para realizar pagamentos. À medida que o serviço for expandido, a ideia é cobrar tarifas pelo uso. Segundo as companhias envolvidas, os valores dependerão da aceitação do produto no mercado.

Por enquanto, porém, o escopo do serviço será limitado. Embora o presidente da Mastercard, Gilberto Caldart, diga que a plataforma está aberta a todos os bancos, credenciadoras e operadoras, inicialmente apenas clientes do Itaú, que usem a bandeira Mastercard e celulares da Vivo poderão fazer pagamentos usando a nova tecnologia. "Não existe nenhum contrato de exclusividade. O objetivo (das parcerias) foi colocar o ecossistema de pagamentos de pé", explica o executivo.

Facebook
Twitter
LinkedIn