Médias empresas brasileiras desconhecem os programas de incentivo à inovação

 As médias empresas do País ainda encontram dificuldades quando o assunto é inovação. De acordo com um recente estudo da Fundação Dom Cabral, as organizações de médio porte costumam ter seu potencial inovador afetado por desconhecimento e falta de parcerias.

“O percentual de empresas que não conhece os programas de incentivo à inovação é de 48,9%. Destas, cerca de 79,8% das empresas não utilizam incentivos fiscais para melhorar suas tecnologias”, informa o levantamento.

Outros dados
A pesquisa realizada pelo Núcleo Bradesco de Inovação constatou ainda que 69,4% das médias empresas consultadas não têm parcerias para a inovação com universidades ou institutos.

Além disso, 29% delas afirmam que a inovação não faz parte da ideologia da empresa, que costuma encontrar barreiras internas que vão desde uma cultura conservadora até a falta de incentivo para ideias promissoras.

"Muitas empresas de médio porte não possuem uma direção clara da inovação em sua estratégia empresarial, sendo que a ausência do conhecimento do papel da inovação pode ser apontada como o principal motivo para esse baixo envolvimento”, afirma o professor do Núcleo Bradesco de Inovação e coordenador do estudo, Fabian Salum.

Para se ter uma ideia, somente 2,01% do faturamento anual das empresas consultadas são investidos em atividades de inovação, segundo o levantamento, que constatou que 46% das companhias respondentes investem ‘nada’ ou ‘muito pouco’ (até 1%) em inovação e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

Facebook
Twitter
LinkedIn