MEI: mais da metade dos empreendedores não entregou a declaração

Mais da metade (60%) dos empreendedores individuais não entregou a DASN-MEI (Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedor Individual). De acordo com a agência Sebrae, apenas 333.684 dos 809.944 empreendedores enviaram o documento.

Na análise entre os estados, os dados revelam que somente cinco ultrapassaram a marca de 50% das declarações entregues. Em primeiro lugar do ranking aparece o Paraná, com 58,49% dos documentos entregues. Em seguida estão Goiás, com 58,25%; Mato Grosso do Sul, com 56,48%; e Rio Grande do Norte, com 54,58%.

Entre os estados que menos pessoas entregaram destacam-se Amazonas, com 24,63% das declarações entregues; Rio de Janeiro, com 25,98%; e Roraima, com 26,61% de 1.838.

Multa
De acordo com a Receita Federal, a apresentação do documento é indispensável para que o empreendedor possa emitir o carnê de pagamento relativo ao ano de 2011. Quem não apresentar a declaração está sujeito à multa de, no mínimo, R$ 50.

Os empreendedores que tiverem dificuldades em realizar o envio da declaração devem procurar orientações nas unidades do Sebrae em todo o País. Além disso, quem está fazendo a declaração pela primeira vez também pode procurar profissionais de contabilidade que estão fazendo o atendimento gratuito.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn